Susep fecha cerco contra fraudes e aposta em tecnologia, educação e vigilância para proteger o segurado

Susep fecha cerco contra fraudes e aposta em tecnologia, educação e vigilância para proteger o segurado

 

Superintendência intensifica ações para garantir integridade das reservas técnicas e confiança no mercado de seguros

 

Uma série de iniciativas da Superintendência de Seguros Privados (Susep) tem priorizado o combate à fraude em múltiplas frentes: tecnologia, regulamentação, colaboração setorial e conscientização, tanto de profissionais quanto de consumidores. As ações abrangem diferentes áreas de seguro: auto, saúde, previdência, cibernético, entre outros.

 

O superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Alessandro Octaviani, explica que é preciso implementar e reforçar uma política eficaz de combate à fraude, especialmente na gestão das reservas técnicas que são recursos fundamentais para o pagamento de indenizações em caso de sinistros.

 

Segundo Alessandro Octaviani, caso esses valores não estejam devidamente zelados, o setor corre o risco de não conseguir honrar compromissos com segurados no futuro.

 

“Se em algum momento for necessário acessar essas reservas para pagar um seguro, e elas não estiverem devidamente protegidas, não haverá como garantir a indenização”, afirma Octaviani.

 

As fraudes podem vir tanto de fora quanto de dentro do sistema. Um exemplo comum é o do próprio segurado que, ao adulterar informações no contrato, busca uma indenização indevida como forma de escapar de uma situação financeira difícil.

 

Por isso, é essencial que a Susep mantenha no radar não só mecanismos de controle contra fraudes, mas também uma vigilância constante sobre condutas comerciais inadequadas.

 

“A confiança nas regras do jogo é o que permite que mais pessoas contratem seguros. Isso impulsiona todo o mercado, criando um ciclo virtuoso para o setor”, diz o superintendente da Susep.

 

Ao longo dos anos, a Susep tem atuado simultaneamente em ações emergenciais, iniciativas estruturantes (digitalização, transparência via SRO e Open Insurance), e programas de educação, criando um ambiente regulatório cada vez mais preparado para prevenir fraudes e proteger consumidores.

 

Em maio de 2025, lançou um grupo de trabalho para ampliar o acesso ao seguro, com foco em educação financeira, tema importante para evitar fraudes por desconhecimento.

 

Em outubro de 2024, integrou grupo de trabalho sobre seguro cibernético, defendendo postura proativa das seguradoras e criação de estrutura regulatória robusta.

 

Em junho de 2023, participou de webinar sobre combate às associações de proteção veicular, entidades que operam sem regulação e são potenciais fontes de fraudes.

 

Também em resposta a denúncias de falhas no cadastro de corretores, inclusive que levaram a riscos de fraudes, a Susep implementou uma plataforma digital de recadastramento, com reconhecimento facial, cross-check de dados oficiais e emissão de carteiras digitais, reforçando a segurança e confiabilidade do registro profissional.

 

Também para evitar fraudes, anos atrás, a Susep, juntamente com o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), aprovou medidas para que outras seguradoras administrassem o DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), aumentando a concorrência e dificultando esquemas fraudulentos.

 

Fonte: Gente Seguradora