Na última quinta-feira (24), o programa Mesa Redonda do Seguro, exibido pela TV CQCS, recebeu o vice-presidente CCO & CX da Alba Seguradora, Solon Barretto. Na ocasião, o executivo detalhou a estratégia de expansão da companhia desde sua retomada ao mercado, destacando a estruturação dos canais de distribuição, o fortalecimento da governança e as iniciativas inovadoras com foco em sustentabilidade.
Durante a entrevista, Solon Barretto relembrou que a decisão de reposicionar a Aliança da Bahia, hoje Alba Seguradora, aconteceu após a realização de um plano de negócios, baseado em estudos de mercado, com aprovação do então presidente da seguradora e atual presidente do Grupo Aliança, José Renato Tourinho, que contou com apoio dos acionistas, conselheiros e colegiado executivo, ao qual Solon foi integrado em 2021, como o primeiro diretor estatutário de mercado.
“Optamos por atuar com produtos massificados, que democratizam o acesso à proteção financeira, com forte presença no canal corretor, que é o nosso DNA. Também estruturamos uma frente voltada a parcerias estratégicas”, explicou.
Segundo Solon, o Canal Corretor foi desenhado com capilaridade nacional e atendimento direto por meio de duas filiais físicas, uma em Salvador, onde está localizada a matriz e a base para as regiões Nordeste e Norte, e outra em São Paulo, no Edifício Itália, extensão da matriz e que funciona como base para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste. A expansão da capilaridade se apoia em assessorias, que têm impulsionado a presença da companhia: atualmente, são 26 assessorias cadastradas, grande parte em produção. “Montamos uma estrutura profissionalizada para esse canal, com uma especialista conduzindo o processo, e os resultados têm sido muito satisfatórios”, destacou.
Além das assessorias, o canal inclui a atuação de bigbrokers e corretores especialistas, com destaque para a primeira operação estruturada sob o modelo MGA, voltada para o segmento de RD Equipamentos, Benfeitorias e Penhor Rural. Segundo Solon, essa operação, iniciada em agosto de 2024, “superou as expectativas e já traz resultados expressivos para a companhia”. A Alba também estruturou de forma sólida o Canal Parcerias, com atuação em três frentes: Varejistas, com produtos como garantia estendida, prestamista e acidentes pessoais com sorteios em séries fechadas; Bancassurance, retomando o histórico da seguradora com contratos no setor financeiro; e o canal Affinity, voltado a grandes massas e com forte viés digital. “A escolha do nome Alba, remete à Aliança e à nossa histórica vocação para formar parcerias consistentes e de longo prazo”, afirmou.
Solon ressaltou ainda a importância da chegada de Carlos Alberto Trindade, atual presidente da companhia, em janeiro de 2024, como um importante marco na nova fase da Alba. “Ele chegou no momento certo, sua presença trouxe ainda mais segurança, visão estratégica e foi uma demonstração de confiança dos acionistas, de que estamos no caminho certo para voltarmos a ser uma das grandes do mercado”, disse.
Outro ponto de destaque foi o fortalecimento da pauta ESG dentro da Alba. Um dos projetos nesse contexto é uma operação de salvados no seguro de Garantia Estendida, nas parcerias com varejistas. “Sabemos que, ao indenizar um bem, como uma máquina de lavar quebrada, a seguradora passa a ser proprietária do item. É nossa responsabilidade fazer o recolhimento, não apenas por direito ou mera obrigação contratual, mas também por responsabilidade ambiental”, explicou Solon. Para isso, a companhia estuda um sistema estruturado de coleta de bens sinistrados, acoplado ao produto de Garantia Estendida, uma inovação com viés ambiental e social, que reforça nosso compromisso com a sustentabilidade e com a entrega de valor ao cliente”, acrescentou.
O executivo abordou também os desafios contemporâneos enfrentados pelo mercado de seguros, especialmente a necessidade de precificar novos riscos, ainda sem estatísticas sólidas. “Uma indústria tão conservadora como a nossa depende da solidez estatística para garantir segurança na formação de taxas. Mas e quando o risco ainda é desconhecido? Nosso papel é estar atentos e amparar o segurado para impedir perdas”, explicou.
Entre os exemplos de inovação da Alba Seguradora, Solon Barretto destacou com orgulho o lançamento do produto Ingresso Protegido, desenvolvido em 2017. A solução, voltada para empresas de bilheteria online, assegura a devolução do valor do ingresso em até dez dias caso o consumidor não possa comparecer ao evento por motivos como enfermidade, danos materiais à residência ou problemas com o veículo. “É um produto que oferece segurança tanto para quem compra quanto para quem vende, incentivando a venda antecipada e ampliando as receitas dos parceiros”, afirmou.
Por fim, Solon enfatizou o compromisso da Alba com a preservação da reputação construída ao longo de mais de um século e meio. A companhia mantém um atendimento próprio e investe em um call center dedicado, tratando diretamente as demandas dos clientes e monitorando atentamente eventuais reclamações. “O orgulho que sentimos dessa história traz também uma responsabilidade enorme. Atendemos com prudência e atenção, porque preservar a imagem da Alba é um requisito diário”, finalizou.
Confira a íntegra do Mesa Redonda do Seguro com Solon Barretto através do link.
Fonte: CQCS