Estudo realizado pela KPMG indica que o número de fusões e aquisições envolvendo empresas do setor de seguros cresceu 27% no ano passado, comparado a 2023. Foram efetuadas, de janeiro a dezembro, 42 operações o que representa o maior número de transações no mercado nos últimos 30 anos.

Os dados constam em estudo realizado trimestralmente pela KPMG.

Segundo o sócio da KPMG no Brasil, Fernando Mattar, o crescimento das operações de fusões e aquisições no setor de seguros segue em ascensão no mercado nacional. “Na parte de investimento, o mercado brasileiro é interessante e o capital estrangeiro, principalmente, europeu e asiático deverá influenciar as transações no futuro. As operações têm perspectivas de aumento no Brasil”, afirma o executivo.

Com relação ao tipo de operação realizada no mercado de seguros, do total de 42 concretizadas de janeiro a dezembro de 2024, cerca de 45% (19) foram domésticas, ou seja, realizada entre empresas brasileiras. Outras 17 (40,5%) envolveram estrangeiros adquirindo capital de companhia estabelecida no país.

Houve ainda três operações envolvendo empresas brasileiras que adquiriram, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no exterior; e outras três concretizadas por estrangeiros adquirindo, de estrangeiros, capital de empresa estabelecida no Brasil.

Fonte: CQCS