Os Corretores de Seguros poderão participar da audiência pública que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vai realizar na próxima terça-feira (25), para debater a proposta de implementação de um ambiente regulatório experimental (sandbox regulatório) visando testar um produto com cobertura para consultas e exames. Para participar, é preciso fazer inscrição até às 17h de segunda-feira (24) através deste link: https://www.ans.gov.br/sisge/cadastro/default_sisge.asp?id=669

O Corretor inscrito poderá, inclusive, se manifestar desde que indique o seu interesse por meio do recurso “mão levantada” do Microsoft Teams.

Segundo a ANS, o objetivo do novo modelo em discussão é oferecer uma alternativa para atender melhor a uma parcela da população que hoje faz uso de serviços de clínicas populares e cartões de desconto. “Estamos pensando nos brasileiros que não têm condição de ter um plano de saúde, mas que podem ter a opção de contratar um produto de saúde regulamentado, com segurança e garantia de cobertura para consultas eletivas de todas as especialidades e para centenas de exames que estão no rol sem limite de quantidade, como, por exemplo, ressonância magnética e tomografias”, explica o diretor de Normas de Habilitação dos Produtos da agência, Alexandre Fioranelli, em comunicado divulgado pela ANS.

Ele acrescenta que o novo produto só não cobre exames que exigem internação hospitalar e exames de genética. “É uma importante opção para aqueles consumidores que hoje possuem apenas cartões de desconto ou usam clínicas populares”, pontua.

Com a criação desse novo produto, a expectativa da ANS é ampliar a quantidade de pessoas com acesso à atenção primária e secundária, com o cuidado orientado por um médico de entrada e com cobertura para atendimentos preventivos e primários de saúde, o que possibilita a definição precoce de diagnósticos e evita o agravamento de doenças.

A proposta será testada em ambiente regulatório experimental por dois anos.

O produto proposto tem formato coletivo por adesão com flexibilidade regulatória para permitir a contratação por qualquer pessoa interessada, sem necessidade de vínculo a entidades ou instituições específicas.

As operadoras que aderirem ao sandbox poderão oferecer bônus aos beneficiários que participarem de programas de cuidado.

Depois disso, considerando os dados do período experimental, a ANS fará uma avaliação da experiência para decidir se o modelo irá continuar.

As operadoras de saúde somente poderão oferecer esse produto para quem não tem plano de saúde.

A gravação da audiência pública ficará disponível no site da ANS.

 

Fonte: CQCS