De acordo com a pesquisa “Caminhos para Ampliação da Penetração de Seguros no Segmento PME”, realizada pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), na análise das empresas que fizeram a contratação do seguro no ano de abertura do CNPJ, o seguro Transporte lidera o ranking de proteção contratada no ano de abertura do CNPJ, com 65,0%, seguido pela Previdência Empresarial, com 61,5%, o Automóvel, com 58,1%, e o consolidado de produtos contra Riscos Financeiros, com 55,0%. Entre os negócios que contrataram seguros até três anos após o início das operações, o seguro cibernético foi o mais demandado, presente em 75% dos casos.

Embora não sejam os mais contratados, o estudo aponta que o seguro Automóvel para a frota empresarial e o seguro de Vida foram os mais mencionados pelos empresários ao serem questionados sobre os produtos disponíveis, com 54,7% e 46,5% das citações, respectivamente.

Alexandre Leal, diretor Técnico, de Estudos e Relações Regulatórias da CNseg, explica que o seguro Automóvel foi o mais citado porque muitos empresários já o contrataram como pessoa física, estendendo essa necessidade para a frota corporativa. Já a presença do seguro de Vida é influenciada por acordos coletivos de determinadas categorias, que exigem esse tipo de proteção. “A proposta de valor dos seguros, de uma forma geral, já é percebida antes de se tornarem empresários. Isso ocorre porque a grande maioria dos entrevistados já tinha um ou mais seguros feitos como pessoa física”, destaca Leal.

Importância dos corretores de seguros
O estudo revelou que os corretores de seguros têm um papel essencial na conscientização dos empresários sobre os riscos e as coberturas. De acordo com os corretores entrevistados, eventos traumáticos em empresas conhecidas, como roubos ou incêndios, são os principais motivadores para que os empreendedores considerem contratar seguros.

Os três fatores mais importantes na escolha de um seguro empresarial são as coberturas, o preço e a clareza nos critérios de contratação, superando até mesmo a marca da seguradora. Apenas 4,7% dos empresários afirmaram que nenhum desses aspectos é relevante no processo de contratação de um seguro empresarial.

Fonte: CQCS