Inovação é um termo que, nos últimos anos, ficou mais frequente no vocabulário dos brasileiros. Isso se deve, especialmente, ao avanço das tecnologias, à transformação digital da empresa e a busca pelo desenvolvimento de produtos ‘de última geração’. Ultrapassando o setor de tecnologia, a inovação está cada vez mais presente em diversas áreas, como saúde, educação e sustentabilidade. Quanto ao mercado de seguros, isso não é diferente. 

O Grupo Bradesco Seguros criou o Programa DesBRAva, que, para além de proporcionar conhecimento e aprendizado aos participantes, fortalece a cultura de inovação dentro da própria companhia. De acordo com José Loureiro, diretor de inovação, digital e dados da companhia, o inconformismo, o novo e a transformação fazem parte da cultura da empresa. 

Apesar de ter tido mais de 300 inscrições, Loureiro destaca que, para participar do desBRAva, o interesse não era o único requisito: “Já começa de um jeito diferente [o Programa]. Não bastava a pessoa se inscrever. Precisava também angariar apoio e engajamento de pares e superiores. Elas precisaram defender o porquê deveriam estar no programa”. De todos os inscritos, apenas 30 foram selecionados para formar a primeira turma do desBRAva, sendo que, do total, 29 colaboradores do Grupo concluíram o Programa. 

“Essas pessoas foram capacitadas em técnicas, ferramentas, metodologias de inovação”, explica Loureiro. O executivo ainda comenta que os selecionados no desBRAva tiveram a oportunidade de visitar polos de inovação para compreender e viver, na prática, a inovação. “Foi muito legal essas visitas. Teve gente do comercial, de áreas de produtos, jurídico, finanças, com pensamentos bem diferentes”, disse. 

Ao final do programa, os formandos criaram uma comunidade que, ativamente, trocam conhecimentos, bem como iniciativas entre si e com o time de inovação do Grupo Bradesco Seguros. Para o futuro, a companhia vai continuar oferecendo novas turmas do desBRAva a fim de agregar ainda mais pessoas e gerar mais frutos. 

Prêmio Qorus-Accenture Innovation 2025 

O Programa foi reconhecido como a inovação do mês de dezembro pelo Qorus-Accenture Innovation, prêmio internacional do setor de seguros, que reconhece soluções inovadoras para o mercado. Em 2025, o desBRAva concorrerá, de forma oficial, ao prêmio. 

Loureiro destaca que a companhia não criou a iniciativa pensando em uma premiação: “Foi voltado para gente difundir a cultura de inovação no DNA da Bradesco Seguros”. No entanto, ainda segundo o executivo, a indicação e o reconhecimento dão maior segurança de que o Grupo está no caminho certo.

Fonte: CQCS