A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pelo Diretor Airton Almeida, participou do evento “Ambiente Regulatório Global: Implicações e Avanços”, organizado pelo Comitê de Seguros e Resseguros da Câmara Americana de Comércio para o Brasil – Amcham Rio, com o apoio de especialistas e trazendo as perspectivas dos reguladores do Sistema Financeiro Nacional.
O objetivo principal do evento, realizado no Rio de Janeiro, em 05 de setembro, foi debater a relação entre o processo regulatório e o desenvolvimento do setor de seguros, com um olhar sob os mecanismos de participação social e a análise de impacto regulatório. Foram debatidas, ainda, estratégias para aprimorar a eficácia do processo regulatório brasileiro de modo a promover um ambiente de negócios mais transparente e eficiente.
Na abertura do evento, foi apresentada, pela FGV Direito Rio, representada pelos pesquisadores Natasha Schmitt Caccia Salinas e Péricles Gonçalves Filho, pesquisa inédita sobre as boas práticas e qualidade do processo regulatório do setor de seguros no Brasil.
Na sequência, o Diretor de Regulação Prudencial e Estudos Econômicos da Susep, Airton Almeida, participou de debate sobre o tema, ao lado de João Accioly, Diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Claudia Heck, Superintendente Jurídico da Bradesco Seguros; e Thomaz Kastrup, Sócio da Machado Meyer. A moderação foi conduzida por Antonio Rezende, Vice-presidente Jurídico da Prudential.
Durante sua participação, Airton aproveitou para tratar sobre o papel da Coordenação-Geral de Estudos Econômicos da Susep, área criada na última atualização do Regimento Interno da Autarquia. Ele destacou, entre as atividades da nova área, aquelas relacionadas à educação financeira, sobretudo neste momento em que a Susep preside o Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF).
Fonte: Economia Global | Categorias