De acordo com a Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), as fraudes comprovadas no segmento de seguros brasileiro totalizaram R$ 867 mi em 2023
A noite de sexta-feira é a preferida de fraudadores de documentos em seguradoras de saúde. É o que aponta um estudo da idwall focado em tentativas de fraudes documentais nos setores de seguros e saúde, com comparações dos dados dos primeiros trimestres de 2023 e 2024. Nos dois períodos analisados, o pico das taxas de golpes foi observado durante as noites do último dia útil da semana.
O comportamento dos fraudadores, no entanto, mudaram significativamente quando considerado os primeiros trimestres do ano. Segundo o estudo da empresa de tecnologia especialista em gestão de identidade digital, os domingos (de manhã e à tarde) ocuparam o segundo lugar no ranking de dias da semana com mais tentativas de fraudes. No ano passado, às quartas-feiras de madrugada estavam em segundo lugar.
De acordo com a Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), as fraudes comprovadas no segmento de seguros brasileiro totalizaram R$ 867 mi em 2023. Um levantamento da Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), foram mais de 4 mil ações cíveis e notícias-crimes registradas contra fraudadores de planos médicos e odontológicos nos últimos cinco anos.
A taxa de tentativas de golpes nos segmentos de seguros e saúde caiu 66% em 2024, em comparação ao ano anterior. Em relação ao nível de complexidade das tentativas em um ano, a alta foi de 15,6% nos casos de média complexidade, número considerado 2,7x maior no período mais recente. Já a parcela de golpes de baixa complexidade caiu de 81,74% para 55,13%.
Nos dois períodos analisados, a foto e a perfuração do documento foram os elementos mais falsificados, presentes em aproximadamente 90% das tentativas de fraudes cometidas em RGs, aponta o estudo da idwall.
Ligia Lobo, coordenadora de operações de prevenção a fraudes da idwall, a empresa observou que o comportamento do fraudador está em constante oscilação, à procura de novas vulnerabilidades. “O acompanhamento das tendências tecnológicas e comportamentais entre os fraudadores é fundamental para que as empresas estejam seguras de novas ameaças”, pontua. Alinhada a esse objetivo, a empresa mantém um laboratório de prevenção a fraudes, com um time multidisciplinar responsável pela vigilância e a atualização constante do nosso ecossistema de segurança.
Soluções da idwall auxiliam empresas do setor na prevenção a fraudes
Para prevenir fraudes e aumentar a segurança, a Bradesco Saúde e a SulAmérica Saúde utilizam a tecnologia da idwall nas solicitações de reembolso. A plataforma cria perfis centralizados dos usuários na primeira solicitação, validando documentos e biometria. No segundo acesso, uma simples foto certificada garante a continuidade do processo.
A idwall prioriza a prevenção por métodos combinados. Para verificação documental, a empresa realiza um processo robusto, utilizando mecanismos como OCR (Optical Character Recognition, em português Reconhecimento Ótico de Caracteres), que extrai dados e tipifica documentos brasileiros automaticamente com a melhor precisão do mercado. A averiguação da regularidade do documento é realizada com o Background Check, que consulta dados de pessoas físicas, jurídicas e veículos em mais de 300 fontes de informações públicas e privadas.
A verificação biométrica da idwall utiliza Face Match, Liveness e Facelink para comparar a foto do documento com uma selfie em tempo real, além de verificar o CPF em banco nacional de faces. Com a certificação iBeta, reconhecida pela National Institute of Standards and Technology’s (NIST) e pelo National Voluntary Laboratory Accreditation Program (NVLAP), a tech alcançou nota máxima em mais de 1.800 testes, barrando 100% das fraudes. No processo de avaliação é possível ainda combinar a documentoscopia, que emprega métodos automatizados e análise forense.
Fonte: CQCS