Aproximadamente 8,5 milhões de computadores da Microsoft de todo o mundo foram impactados durante o apagão cibernético global, que aconteceu na última sexta-feira, dia 19 de julho. De acordo com a empresa, o apagão ocorreu porque a CrowdStrike, empresa independente de segurança, realizou uma atualização do sistema, levando a paralisação dos sistemas de computadores de empresas, como companhias aéreas, ocasionando no atraso de mais de quatro mil voos e cancelamentos em todo o mundo. Em vista a situação incomum, o CQCS conversou com um especialista para saber se o seguro viagem mitigaria os danos de situações como essa.
A falha nos sistemas de computadores impactou a operação de diversas companhias aéreas pelo mundo. No Brasil, a única companhia aérea que foi afetada pelo problema cibernético global foi a Azul Linhas Aéreas. Durante o transtorno tecnológico, a companhia afirmou que os clientes afetados receberam toda a assistência necessária.
Apesar de garantir o suporte aos atingidos, muitos viajantes tiveram a vida impactada pelo apagão cibernético global, especialmente por ter os voos atrasados. Samy Hazan, consultor e corretor especialista em Seguro Viagem, comentou que o seguro cobriria, sim, a demora da viagem. “A maioria das seguradoras no Brasil vão dar cobertura para atraso de voo, mas não para cancelamento de voo, pois a maioria das viagens foi reagendada”, explicou.
O especialista comentou que houve muito atraso de voo, que as demoras variaram e que, por isso, o seguro poderia ser acionado: “Foram atrasos superiores a 12 horas, às vezes 24, 48 horas, então, isso vai ter cobertura sim”, acrescentou.
Samy ainda ressalta que, nas próximas semanas, as companhias estarão preparadas para receber uma quantidade de avisos de sinistros de atraso de voo e afirma que as seguradoras dão coberturas: “Vamos dar todo o amparo para o consumidor, sim”, finalizou.
Fonte: CQCS