Incremento foi confirmado nesta sexta-feira, pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, confirmou nesta sexta-feira (6/7) um aumento de 117% nos recursos do governo federal para seguro rural de produtores do Rio Grande do Sul, chegando a R$ 368,3 milhões na safra 2024/25. O número já havia sido divulgado na quarta-feira, no anúncio do Plano Safra.

Segundo o ministro, com esses recursos, o número de produtores cobertos por seguro rural vai chegar a 26 mil, em comparação com os 12 mil no ciclo 2023/24. A área de abrangência vai passar de 669 mil hectares para 1,2 milhão de hectares. A cobertura segurada crescerá de R$ 5,5 bilhões para R$ 11 bilhões.

“No seguro rural não conseguimos fazer uma amplitude de recursos tão grande como queríamos, então o Estado contemplado foi o Rio Grande do Sul”, afirmou o ministro.

Fávaro acrescentou que a subvenção do prêmio de apólice também mudou para os produtores no Rio Grande do Sul. A subvenção, que é de 20% para a soja no país, subiu para 40% no Rio Grande do Sul.

No caso das demais culturas, a subvenção vai de 40% para 60%. Nos municípios em estado de emergência devido às fortes chuvas, a subvenção foi elevada de 20% para 30% no caso da soja, e de 40% para 50% nas demais culturas.

Máquinas

O ministro participou nesta tarde de evento no Rio Grande do Sul para entrega de máquinas e equipamentos agrícolas adquiridos pelo governo federal e entregues a municípios gaúchos.

Durante o evento foi anunciada a entrega de 112 máquinas e equipamentos para prefeitos do Rio Grande do Sul e a compra de oito caminhões, cuja licitação está em curso. O Ministério da Agricultura fez uma licitação de máquinas e equipamentos no valor de R$ 2,5 bilhões, recurso fruto de emendas parlamentares.

O ministro disse que os equipamentos foram comprados com valores 30% abaixo do preço de mercado e que há ainda uma sobra de R$ 2,5 milhões para aquisição de mais máquinas futuramente.

Dívidas

Fávaro acrescentou que o governo federal levou ao Conselho Monetário Nacional (CMN), e obteve em maio, a aprovação da suspensão das dívidas que estão vencendo neste ano dos produtores rurais do Rio Grande do Sul.

O governo Lula também criou o fundo garantidor de R$ 600 milhões, que pode alavancar até R$ 5 bilhões em operações dos produtores, além de determinar o uso de R$ 15 bilhões do fundo social do pré-sal para a indústria, comércio e pecuária gaúchos, e R$ 1,5 bilhão de recursos do fundo da ciência e tecnologia para o Estado.

“Tudo isso são ações que vão ser muito importantes na reconstrução do Rio Grande do Sul”, disse Fávaro.

Fonte: Globo Rural