Levantamento feito pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) mostra que foram registrados 23.441 avisos de sinistros

A população do Rio Grande do Sul atingida pelas inundações do final de abril já registrou 23.441 avisos de sinistros de seguro, somando R$ 1,673 bilhão em indenizações. Os dados fazem parte de levantamento feito pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) junto às suas 140 associadas, entre 28 de abril e 22 de maio de 2024.

Dyogo Oliveira, presidente da CNseg, destaca que os números são preliminares e certamente subirão. “A maioria das solicitações de indenizações ainda não foi reportada pelos clientes às seguradoras. Os clientes residenciais, de automóveis, de propriedades agrícolas ou corporativas ainda estão contabilizando suas perdas e não acionaram suas seguradoras. Por isso, qualquer estimativa neste momento sobre o impacto nos danos patrimoniais é precipitada.”

Segundo o executivo, essa certamente será a maior indenização já paga pelas empresas seguradoras no Brasil em consequência de um único evento, do ponto de vista de eventos da natureza. O impacto financeiro deverá ser maior do que o registrado pela pandemia de Covid-19, quando foram desembolsados R$ 7,5 bilhões.

Por enquanto, os produtos que registraram os maiores números de acionamento por indenização foram o Residencial e o Habitacional, que juntos somaram 11.396 sinistros e cerca de R$ 240 milhões em pagamentos previstos. Na sequência, os mais solicitados foram os seguros Automóvel, com 8.216 registros e mais de R$ 557 milhões em indenização, e Agrícola, totalizando 993 registros e R$ 47 milhões.

Os seguros Empresarial, Transporte, Riscos Diversos e Riscos de Engenharia registraram 2.450 avisos de sinistros e somaram pouco mais de R$322 milhões. Já o contra grandes riscos, que é um produto corporativo que inclui empreendimentos de infraestrutura que ultrapassam o valor de R$ 15 milhões, como uma estrada concedida à iniciativa privada, um complexo industrial ou grande unidade fabril, por exemplo, contabilizou 386 sinistros, atingindo cerca de R$ 510 milhões.

A CNseg informou que atualizará mensalmente os dados referentes às indenizações no Rio Grande do Sul.

Fonte: Um só Planeta | Da Redação