A Susep recomendou às seguradoras a prorrogação das coberturas dos contratos de seguros de todos os segmentos para a população afetada pelas enchentes no Rio Grande do Sul, bem como dos prazos para pagamentos dos prêmios vencidos nesse período, sem prejuízo das coberturas contratadas. De acordo com a autarquia, essa medida “é salutar”.
Foi solicitado ainda que as empresas do setor reforcem os canais de comunicação para atendimento e apoio aos segurados, principalmente quanto aos serviços de assistência e demais coberturas, bem como que envidem esforços para pronta liquidação dos sinistros provocados pelas enchentes.
Além disso, a Susep sugeriu reforço das equipes de regulação e disponibilização de lugares para eventualmente reunir os bens sinistrados, como no caso de automóveis e veículos rurais.
SEGURADOS
Aos segurados que tenham sofrido prejuízos patrimoniais decorrentes das enchentes no Rio Grande do Sul, a Susep orientou que verifique nas condições gerais se possuem coberturas para alagamentos e inundações e entre em contato com seu Corretor de Seguros ou seguradora em caso de dúvidas.
De acordo com a autarquia, o segurado deve verificar nas apólices de seus seguros quais coberturas foram contratadas, bem como a definição de cada uma delas nas condições contratuais dos seguros. Se preferir, o consumidor pode pesquisar no site da Susep, inserindo na pesquisa o número do processo que aparece na apólice ou proposta. “Além disso, é importante que o segurado entre em contato com o Corretor de Seguros da apólice ou a seguradora para sanar eventuais dúvidas e verificar se o seu seguro cobre os danos causados pelas enchentes”, frisou a Susep, em comunicado.
Para melhor orientar a população sobre os seguros que podem ser acionados em face dos danos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, a Susep promoverá um webinar que será transmitido ao vivo, na próxima sexta-feira (17/05), a partir das 11h, pelo Canal da autarquia no YouTube, neste link: https://www.youtube.com/@SusepTV/featured
Fonte: CQCS