A Bradesco Seguros realizou a 3ª edição do Insurance & Innovation Talks, nesta terça-feira (7), no Auditório Capgemini, em Itaim Bibi (SP). O encontro, que reuniu mais de 300 pessoas no formato remoto, contou com a participação de executivos da área de inovação, que puderam falar sobre as principais tendências do mercado. 

Em um primeiro momento, no modelo presencial, os convidados puderam aproveitar um café da manhã de boas vindas. Após isso, todos os inscritos ouviram Ivo Cândido, Consultor de Inovação da Bradesco Seguros, falando mais sobre o tema “Conhecendo Cenários Futuros de Inovação”. Neste momento, o especialista no assunto explicou mais sobre o conceito de ambidestria organizacional e fatores relevantes que fazem parte de Inovação da Bradesco Seguros, como: digitalização do negócio, conectividade avançada, ecossistema de parcerias, temas emergentes, principalidade do corretor e experiência personalizada. 

No segundo momento, Gustavo Leança, Diretor de Seguros Capgemini, comentou sobre o estudo ‘Insurance Top Trends 2024’ e pontuou oito tendências para o Mercado de Seguros, como: mobilidade, embedded insurance, envelhecimento populacional, ofertas de soluções de bem-estar, IA generativa, processos de subscrição se tornarão diferentes por conta das tecnologias, sustentabilidade e inclusão e open insurance/finance. 

Após um breve intervalo, os convidados participaram de uma mesa redonda, cujo tema foi ‘Futuro na prática: Viabilizando a aplicação dos cenários com foco no cliente’. Como mediador, Felipe Szuster, Gerente de inovação Bradesco Seguros, questionou os especialistas sobre as principais barreiras para a inovação no setor, inteligência artificial, uso das tecnologias para atendimento aos clientes e outros tópicos. 

Para Gustavo Leança, a dimensão tecnológica e a questão cultural são as duas principais barreiras. “Tem uma dimensão tecnológica que, por incrível que pareça, deve ser uma das mais fáceis de se resolver”, disse ele comparando com a cultura do Mercado de Seguros, que não é tão disseminada no país. 

Concordando com Leança, Luiza Marques, Gerente de Canais Digitais e CX Bradesco Seguros, pontuou os mesmos fatores e destacou a questão cultural. “A gente precisa olhar o processo de proteção para além do risco que avalio. As seguradoras precisam pensar nos produtos, como as coberturas estão sendo encaradas”, comentou a especialista. “O cultural pode levar tempo”, disse ela. 

Na terceira parte do encontro, houve, no modelo presencial, o ‘Tour pelo Laboratório de Inovação’, onde Silvio Dantas, Diretor de Inovação & Transformação Digital na Capgemini, falou sobre o AIE e Tour Makers Lab. 

Fonte: CQCS