Resultado gerou uma arrecadação de R$ 143,1 milhões no período, com destaque para férias e Carnaval

Em função do maior número de embarques, um levantamento da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) identificou o aumento de 9,5% na demanda pelo seguro viagem, se comparado com o ano anterior, resultando em uma arrecadação de R$ 143,1 milhões no primeiro bimestre de 2024. O comportamento do produto anda em paralelo com os dados da Anac, que mostrou um avanço de 23,1% de viajantes com o total de 2,2 milhões. Ao considerar as viagens regidas pelo Tratado de Schengen (acordo de livre circulação entre países Europeus), onde este tipo de seguro é obrigatório, o total indicado pela Agência foi de 650 mil pessoas no somatório de janeiro e fevereiro deste ano, 16% a mais que em 2023.

Em fevereiro deste ano, as férias e o Carnaval impulsionaram o crescimento de 38,8% na demanda pelo seguro viagem, se comparado com o mesmo período de 2023, alcançando cerca de R$ 80 milhões em arrecadação. Em indenizações, nesse mês, foram pagos cerca de R$ 60 milhões em apólices, avanço de 19,8%, o que mitigou o impacto de eventos inesperados nas viagens de milhares de brasileiros. Neste período, a Anac registrou embarque de mais de um milhão de viajantes para destinos internacionais, avanço de 26,8%. No bimestre, a alta de pagamentos foi de 4% com o total de R$ 110 milhões em desembolsos.

No primeiro bimestre do ano, o setor de seguros, excluindo a Saúde Suplementar, pagou R$ 39,1 bilhões em indenizações, resgates, benefícios e sorteios, avanço de 1,5% sobre o ano passado. Destaca-se o segmento dos Títulos de Capitalização, que cresceu 27,6%, com quase R$ 4,7 bilhões pagos em resgates e sorteios. Pelo lado da procura pelos produtos do setor, no período, foi observado avanço de 17,3% na arrecadação, somando R$ 68,3 bilhões, R$ 10 bilhões a mais do que em 2023. Considerando apenas fevereiro de 2024, a arrecadação com produtos do setor totalizou R$ 33,2 bilhões, avanço de 22,7% sobre o mesmo mês do ano passado. Pelo lado das indenizações, o setor pagou R$ 18,3 bilhões, uma evolução de 2% sobre o resultado do mesmo mês de 2023.

Desempenho de 2023

Com a recente divulgação, em abril deste ano, dos dados do quatro trimestre de 2023 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Confederação Nacional das Seguradoras identificou uma alta na demanda por proteção de bens, da vida e da renda dos consumidores e empresas. No consolidado do ano passado em relação com 2022, ocorreu o avanço de 11,5% com um volume de quase R$ 670 bilhões arrecadados.

O pagamento de indenizações, despesas assistenciais, resgates, benefícios e sorteios também seguiu a tendência positiva e registrou crescimento de 7,9% sobre 2022. Somente o segmento de Saúde Suplementar, em 2023, pagou R$ 241,2 bilhões em despesas assistências médico-hospitalares e odontológicas, avanço de 13,4% sobre 2022, com arrecadação de R$ 281,5 bilhões em contraprestações líquidas, 15% a mais que no ano anterior.

Fonte: Panrotas