A indústria de seguros de alguns países sofrem com a baixa penetração de seguros. Na índia, por exemplo, o índice de penetração de seguros é de 4%, inferior à média global de 6,8%. Já nas Filipinas, o cenário é ainda pior: o índice permanece abaixo de 2%. No Brasil o cenário é melhor, mas ainda muito longe do ideal: apenas 30% da frota de veículos é segurada, menos de 20% das residências têm alguma cobertura securitária e não chega a 10% a proporção da população brasileira com algum plano de previdência.
Mercado não atingiu potencial pleno
Esses números apontam que o mercado ainda não atingiu seu potencial pleno e precisa maximizar seus esforços. Fica claro a necessidade de desenvolver novos produtos de seguro, adequar/melhorar os que estão disponíveis e adotar medidas para aumentar a conscientização sobre seus benefícios.
Há iniciativas para aumentar a penetração e diversificar os seguros
Com foco no consumidor, o plano de desenvolvimento do mercado de seguros (PDMS) busca alcançar uma participação de 10% no PIB até 2030. Apesar dos progressos regulatórios e do crescimento de certos produtos, o setor aspira a aumentar sua contribuição ao Produto Interno Bruto (PIB), almejando patamares observados em nações mais desenvolvidas. As barreiras históricas de acesso a determinados segmentos da população são um desafio central que o Plano de Desenvolvimento do Mercado de Seguros (PDMS), iniciado em 2023 com objetivos definidos para 2030, pretende superar.
Obstáculo para aumentar penetração de seguros no Brasil
O principal obstáculo para uma maior penetração de seguros no Brasil pode ser atribuído à percepção de sua acessibilidade e complexidade. Uma das coisas que podem ajudar a ultrapassar esse obstáculo é a tecnologia, já que ela é capaz de transformar a experiência do consumidor com seguros. Por meio da digitalização, o processo de obtenção de seguros pode ser simplificado. Plataformas online e aplicativos facilitam a compra e gestão de apólices, tornando o processo mais transparente e menos intimidador para o usuário médio.
Personalizar produtos de seguro por meio da análise avançada de dados
A capacidade de personalizar produtos de seguro através da análise avançada de dados é outra vantagem proporcionada pela tecnologia. Utilizando algoritmos de inteligência artificial, as seguradoras podem oferecer apólices que se ajustam melhor ao perfil de risco individual, o que pode resultar em preços mais competitivos e em maior aderência ao produto.
A IoT pode tornar os prêmios mais justos e atrair mais pessoas para o universo segurador
A implementação da Internet das Coisas (IoT) também tem um impacto positivo, especialmente nos seguros de propriedades e veículos. Dentre as possibilidades que a IoT pode oferecer estão os dispositivos que monitoram condições em tempo real para prevenir sinistros e o ajuste de tarifas de seguro com base no uso efetivo e comportamento do segurado, tornando os prêmios mais justos, melhorando a acessibilidade e, consequentemente, atraindo mais pessoas para o universo segurador.
Redes sociais e outras plataformas digitais para educar dos consumidores sobre os seguros
Algo relativamente novo, mas que não deve ser subestimado é o papel das redes sociais e outras plataformas digitais na educação dos consumidores sobre os seguros. Uma comunicação eficaz nessas plataformas pode descomplicar o entendimento dos seguros, combatendo mitos e ampliando o conhecimento sobre suas utilidades e vantagens.
Empresa quintuplicou a conversão de vendas com uso de tecnologia em apenas 3 meses
Não é segredo que a tecnologia tem a capacidade de simplificar a vida em diferentes âmbitos e que tem o poder de aumentar as vendas. A empresa Espaçolaser, por exemplo, quintuplicou a conversão de vendas com uso de tecnologia. Esse resultado foi alcançado pela empresa em apenas 3 meses após a implementação da plataforma Marketing Cloud, a empresa conseguiu ampliar em quase cinco vezes (396%) a conversão de vendas por meio de ativações de campanhas no aplicativo de mensagens. A receita gerada com a estratégia mais do que dobrou no período, em 137%.
Cabe ao mercado de seguros adotar inovações de forma consistente e responsiva às necessidades da população
Sabendo de tudo isso e, ainda, que a tecnologia pode alavancar vendas no varejo digital, é possível inferir que ela também detém a capacidade de aumentar a penetração de seguros no Brasil ao tornar os processos mais acessíveis, os produtos mais adequados e as informações mais disponíveis. Conforme explicou o professor e diretor da A/S Gestão e Marketing, Adriano Kogachi Sá, em entrevista ao portal Terra, o crescimento das vendas no varejo digital está relacionado ao uso da tecnologia para aprimorar a experiência de compra dos consumidores. Para ele, a personalização proporcionada por algoritmos e análises avançadas cativa os clientes e aumenta as taxas de conversão. “A eficiência operacional impulsionada pela automação e inteligência artificial melhora a satisfação do cliente e reduz custos, impactando positivamente a rentabilidade do negócio”, afirmou.
Assim, cabe ao mercado de seguros, além de dar continuidade a ações como o plano de desenvolvimento do mercado de seguros, adotar essas inovações de forma consistente e responsiva às necessidades da população. Com a continuidade desses esforços, é possível que o setor alcance uma cobertura mais ampla e efetiva.
Fonte: Insurtalks