Avanço tecnológico no setor está promovendo benefícios globais O avanço tecnológico tem trazido diversos benefícios para a indústria global de seguros. Na índia, por exemplo, a adoção da tecnologia na indústria de seguros tem facilitado o acesso a informações sobre produtos de seguros, coberturas disponíveis e processos de sinistros. Anteriormente, informações sobre diferentes tipos de seguros, coberturas e processos eram menos acessíveis. Hoje, graças à evolução tecnológica, os consumidores têm acesso a uma ampla gama de informações sobre seguros por meio de plataformas online, aplicativos móveis e sites especializados.
A tecnologia impactou a forma como as seguradoras operam e como os consumidores interagem com os seguros
Essa acessibilidade proporcionada pela tecnologia facilita a compreensão dos diferentes tipos de seguros disponíveis, as coberturas oferecidas e os termos das apólices. Além disso, a tecnologia promove a transparência, fornecendo informações claras sobre políticas, condições e processos de sinistros. No universo dos seguros, a tecnologia tem impactado fundamentalmente a forma como as seguradoras operam e como os consumidores interagem com os serviços de seguros.
Tecnologia de ponta no processo de sinistros e no contato com o cliente
O portal indiano Economic Times ainda revela que a integração de inteligência artificial e algoritmos de aprendizado de máquina, as seguradoras agora podem avaliar sinistros com muito mais rapidez e precisão. Muitas seguradoras da Índia agora oferecem um processo rápido de liquidação de sinistros, permitindo que os clientes façam o upload de fotos dos danos e preencham alguns detalhes para receber o pagamento em minutos. Além disso, no Seguro Saúde, uma iniciativa chamada “Cashless Everywhere” foi lançada no país, permitindo que os clientes acessem hospitais de rede de todas as companhias de seguros sem dinheiro. Com o surgimento de tecnologias avançadas como a IA generativa, machine learning e análise de big data, a indústria de seguros é possível proporcionar uma maior personalização dos produtos para os clientes.
Dispositivos vestíveis e inovação no Seguro Saúde
Outra novidade tecnológica que pode promover uma experiência inovadora para os usuários no segmento de saúde são os dispositivos vestíveis, que podem detectar problemas de saúde precocemente através do monitoramento constante. Ao integrar parâmetros fisiológicos adicionais aos dados tradicionais, as seguradoras podem realizar avaliações contínuas e de longo prazo, incentivando comportamentos saudáveis e reduzindo os custos médicos. Uma empresa que produz dispositivos para programas de bem-estar corporativos, fornece dados de sensores biométricos, enquanto empresas de seguros utilizam esses dispositivos para estratificar riscos e melhorar suas margens. Com wearables, as seguradoras podem fazer a transição mais facilmente de um processo de subscrição estático para uma avaliação contínua e de longo prazo que fornece a capacidade de envolver e afetar comportamentos e resultados.
“O futuro do atendimento ao cliente está nas mãos da força de trabalho biônica”
A ascensão das forças de trabalho biônicas impulsionadas por IA está transformando indústrias, oferecendo oportunidades para diferenciação de marca, inovação e crescimento sustentável, segundo o Insurance Innovation Reporter. O portal britânico também traz reflexões acerca da vantagem do uso da IA nos sinistros. Além disso, quando se trata de revolucionar a experiência do cliente, o conceito de força de trabalho biónica surgiu como uma estratégia para integrar a IA em operações centradas no cliente. Esta abordagem combina os pontos fortes dos algoritmos de IA com a experiência humana. Ao utilizar tecnologias como aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural, as organizações podem automatizar tarefas rotineiras e analisar grandes volumes de dados, enquanto os funcionários humanos contribuem com seu pensamento crítico e empatia para garantir uma experiência de cliente excepcional. Isso permite que as empresas dimensionem suas operações, atendam a uma base de clientes em crescimento e se comprometam com um atendimento de qualidade contínua.
Aprendizado de máquina promove otimização na subscrição
Uma pesquisa revelou que a maioria dos líderes de seguros planeja usar aprendizado de máquina na precificação e subscrição. O monitoramento inteligente baseado em aprendizado de máquina é uma necessidade para as seguradoras. Um conceito-chave do monitoramento inteligente é que ele monitora continuamente os KPIs, verificando simultaneamente alterações nos dados e acompanhando o desempenho dos vários modelos por trás dos KPIs. Quando ocorrem erros de dados ou surgem obstáculos nos negócios, muitas vezes o processo já está atrasado. Por meio do monitoramento contínuo, um sistema de monitoramento inteligente evita esses erros, alertando a empresa sobre quaisquer alterações detectadas.
Investimento tecnológico na indústria brasileira
Em relação à indústria de seguros no Brasil, os últimos anos têm sido de grandes transformações. Acompanhando os movimentos globais, a inserção da IA e de novas tecnologias se tornaram fortes aliadas do setor no país . Além disso, insurtechs brasileiras têm ganhado destaque apostando alto em investimentos tecnológicos, mirando o crescimento e desenvolvimento do quadro brasileiro. São exemplos de seguradoras que estão promovendo transformações no campo da digitalização e recursos tecnológicos no Brasil:
Axa: Tem focado na digitalização de produtos para ampliar o alcance, simplificando processos e permitindo que sua equipe técnica se concentre em contratos e clientes que necessitam de uma abordagem mais personalizada.
Bradesco Seguros: Reconhecida como uma das empresas mais inovadoras no uso de TI, a empresa utiliza inteligência artificial e biometria facial para otimizar processos, como a identificação de solicitações de reembolso, proporcionando uma experiência mais eficiente aos clientes.
Tokio Marine: Criou o Super App Corretor, uma ferramenta completa projetada para simplificar a vida dos profissionais da área, oferecendo acesso rápido e eficiente a uma variedade de funcionalidades que atendem às necessidades diárias dos corretores.
Ao introduzir soluções tecnológicas inovadoras que simplificam processos, oferecem maior personalização e agilidade no atendimento, essas empresas estão desempenhando um papel importantíssimo na promoção de uma experiência positiva para os clientes e segurados, refletindo um compromisso com a melhoria contínua e a satisfação do cliente.
Transformação tecnológica promove melhor experiência para o cliente e eficiência operacional para o setor
Empresas de toda a indústria global (como exemplificado nos primeiros parágrafos), estão investindo em tecnologias de ponta para melhorar a eficiência operacional, além de possibilitar o acesso a informações de forma mais acessível, transparente e compreensível para os consumidores. No Brasil, as seguradoras também estão investindo fortemente em ferramentas tecnológicas para impulsionar o crescimento e a inovação. A introdução de soluções digitais, como aplicativos móveis e plataformas online, está facilitando o acesso dos clientes aos produtos de seguros e simplificando os processos. Nesse sentido, a implementação de tecnologias, como o aprendizado de máquina e a inteligência artificial, está promovendo uma melhor experiência para o cliente, ao mesmo tempo em que impulsiona a inovação e a eficiência operacional no setor.
Fonte: Insurtalks