Procurada pelo CQCS, a Susep diz em nota que faz anualmente pedidos para a realização de concursos públicos. A autarquia reconhece que para manter o padrão de qualidade dos serviços, é necessário diálogos constantes sobre o assunto com o Ministério da Fazenda e com o Ministério da Gestão da Inovação em Serviços Públicos (MGI) sendo esse último o responsável por definir “as prioridades da autorização dos novos concursos públicos no Poder Executivo Federal.”

A entidade afirma que possui atualmente, 577 cargos de Analista Técnico e 247 cargos de Agente Executivo, atualizados após a edição das Leis nº 12.024/2009 e nº 12.094/2009 e que o último concurso público foi realizado há 14 anos.

 ”Encontram-se ocupados 267 cargos de Analista Técnico e 58 cargos de Agente Executivo, o que representa menos 40% da força de trabalho aprovada para o órgão (fonte: SIAPE).” mencionou a assessoria.

A Susep, atualmente, é responsável pela supervisão das provisões técnicas do setor de seguros, resseguros, previdência complementar aberta e capitalização, que correspondem a cerca de 15% do PIB Nacional.

Ainda segundo a entidade, em 2022, houve um crescimento de 16,2% na arrecadação em relação a 2021, e em 2023, teve alta de 9% em relação ao ano anterior. “Esses números são devidos, dentre diversos fatores, à excelência da atuação regulatória e fiscalizatória, derivada diretamente da qualidade do corpo de servidores da autarquia.”

Fonte:CQCS