A GlobalData, uma empresa de pesquisa e análise, utiliza o seu modelo Technology Foresights para prever o nível de disrupção das tecnologias emergentes em vários setores. O modelo avalia os portfólios de inovação das empresas para oferecer insights quantitativos e qualitativos.

De acordo com o modelo Technology Foresight da GlobalData, as interrupções mais significativas da IA ​​no setor de seguros incluem subscrição de tecnologia de IA, análise do comportamento do usuário e desconto automatizado de prêmios.

O aumento do financiamento sinaliza uma mudança no envolvimento do setor segurador com a IA. Embora as companhias de seguros já utilizem IA para processar sinistros e realizar avaliações de risco, a GlobalData identificou uma nova onda de inovação em IA focada em necessidades de seguros mais especializadas.

Sourabh Nyalkalkar, chefe de produtos de inovação da GlobalData, recomenda que os líderes e partes interessadas da indústria de seguros estabeleçam parcerias de IA antecipadamente e tomem medidas cuidadosas ao considerar potenciais aquisições relacionadas à IA. Ele também observou que a IA está transformando particularmente os setores de seguros pessoais e de saúde.

O mercado global de IA deverá valer 909 mil milhões de dólares até 2030, destacando a crescente importância da IA ​​em vários setores. O seguro de propriedade também está sendo profundamente afetado pela IA.

Ele disse: “Startups como a Prognomiq estão desenvolvendo plataformas de análise multiômica para detecção precoce de doenças. Por outro lado, startups como Pervisia e Cota estão criando ferramentas preditivas de gestão de despesas de saúde para pagadores e prestadores. Também no setor de seguros patrimoniais, um aumento notável na atividade de inovação é aparente tanto nos líderes estabelecidos do setor quanto nas startups emergentes.”

Ele continuou: “Por exemplo, a Tractable, que garantiu um investimento de US$ 65 milhões do SoftBank em julho de 2023, foi pioneira em uma solução inovadora baseada em visão computacional para avaliação rápida de danos em veículos e edifícios”.

“O cenário em evolução da indústria de seguros revela a presença de mais de uma centena de startups desenvolvendo ativamente soluções lideradas por IA, todas monitoradas em Technology Foresights.”

Nyalkalkar acrescentou: “Com uma abordagem proativa, os líderes do setor de seguros podem posicionar-se de forma eficaz para navegar nas condições dinâmicas do mercado e permanecer à frente das forças disruptivas”.

Fonte: Insurtalks