Agenda apresentada a lideranças do Legislativo e Executivo consolida pautas do setor Mudanças climáticas, sustentabilidade, garantias em obras de infraestrutura, proteção às atividades do agronegócio, atração de capital para parcerias público-privadas (PPPs), segurança jurídica e até sustentação ao mercado de crédito de carbono fazem parte das pautas ligadas ao Legislativo e ao Executivo que envolvem a indústria de seguros no país. Os temas, abordados em diversos projetos de lei, medidas provisórias, regulações e outros dispositivos legais e infralegais, constam da Agenda Institucional do setor para 2024, lançada nesta quarta-feira pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). A proposta da entidade é trabalhar em conjunto com o Congresso, assembleias estaduais e municipais, governos, reguladores e Judiciário para o aprimoramento e aprovação de legislações e procedimentos com potencial de trazer grandes impactos sobre diversos setores a partir do envolvimento da indústria securitária. Para o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, a agenda institucional apresenta à sociedade os temas fundamentais para ampliação do seguro em todo o país. A confederação divulgou o documento pela primeira vez em 2023. “Avançamos, em 2024, no caminho iniciado em 2023”, diz Oliveira. Para ele, é importante esclarecer aos diversos interlocutores como o setor pode contribuir e ampliar, cada vez mais, sua função social. “O setor garante proteção econômica, contribui para a redução do risco sistêmico e atenua perdas financeiras associadas a diversos eventos”, como catástrofes naturais e riscos climáticos.

Fonte: Valor Online