Os Corretores de Seguros que apostam no potencial da previdência aberta têm bons motivos para comemorar. Dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida – Fenaprevi indicam que a captação líquida apurada nesse segmento praticamente triplicou de tamanho no primeiro bimestre deste ano. De acordo com a Fenaprevi, nesse período, o resultado da captação líquida (receita bruta menos resgates) atingiu a marca de R$ 9,8 bilhões, com alta de 185,1% em relação aos dois primeiros meses do ano passado.

O levantamento feito pela entidade aponta ainda que o crescimento dos resgates está longe de acompanhar o expressivo avanço da arrecadação.

No acumulado em janeiro e fevereiro, a receita apurada somou R$ 31,2 bilhões, o que representa um incremento da ordem de 23,9% em relação ao primeiro bimestre de 2023.

Já os resgates cresceram apenas 1,6% na mesma base de comparação, ficando em R$ 21,4 bilhões nos dos dois primeiros meses de 2024.

Segundo a Fenaprevi, os ativos em planos de previdência privada aberta representam, atualmente cerca de 13% do PIB, superando os R$ 1,4 trilhão.

A federação apurou anda que, no momento, 10% da população entre 20 e 64 anos do país possui previdência privada.

Em fevereiro de 2024, cerca de 11,1 milhões de pessoas possuíam um plano desta natureza, sendo que 80% na modalidade individual e os demais na coletiva.

Já são mais de 14 milhões de planos contratados no Brasil, sendo a grande maioria (8,7 milhões) do Vida Gerador de Benefício Livre – VGBL; outros 3 milhões são Plano Gerador de Benefício Livre – PGBL, e mais 2,3 milhões são planos Tradicionais.

Apesar de representar 62% dos planos comercializados, o VGBL foi responsável por 93% do total arrecadado em fevereiro de 2024 e o restante dividido em PGBL, que contribuiu com 6% desse total, e os planos tradicionais, com cerca de 1%.

Fonte: CQCS