Cobertura básica do seguro residencial inclui incêndio e explosão; saiba se vale para esse tipo de situação

Cobertura básica do seguro residencial inclui incêndio e explosão; saiba se vale para esse tipo de situação

Frigideira pega fogo na cozinha do BBB no domingo (24) 

Uma frigideira com óleo que esquecida por MC Bin Laden no fogão chamou a atenção dos espectadores que acompanhavam o BBB (Big Brother Brasil) na tarde de domingo (24).

Enquanto preparavam o almoço, o funkeiro deixou a panela com o fogão acesso, enquanto se distraiu com outra coisa na cozinha. Davi, outro participante, viu o fogo e foi até o utensílio, levando-o até a pia e colocando-o debaixo da torneira para que a água apagasse o fogo.

Felizmente, o problema foi resolvido, mas acende o alerta para os cuidados que todo mundo deve ter com esse tipo de situação: o ideal para apagar o fogo causado pelo óleo não é com água, já que isto poderia resultar em uma explosão. Isso porque, além de os dois líquidos estarem em ebulição, a água é mais densa que o óleo e sempre “tenta” ficar por baixo, passando pelo óleo muito quente, pulando do estado líquido para o gasoso e ando bolhas que sobem rapidamente, ando uma explosão que leva junto o óleo quente. É uma mistura que tem grande potencial para causar danos – inclusive ferir quem estiver por perto, explica o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

“O combate a este tipo de incêndio tem como principal objetivo impedir que o comburente – ingrediente necessário à combustão – permaneça em contato com o combustível, resultando em uma combustão ainda maior. Por isso, a técnica usada para esse tipo de incêndio é o combate por abafamento, pois essa ação impede o contato com o comburente [oxigênio], assim extinguindo o fogo”, continua o Corpo de Bombeiros.

O primeiro passo é manter a calma e, se possível, desligar o gás que alimenta aquela chama, afastando-se na sequência. Outras recomendações são:

Nunca jogue água na tentativa de extinguir esse tipo de incêndio;

Se tiver uma tampa de panela, use-a para cobrir a panela;

Caso não tenha a tampa, molhe um pano, retire o excesso de água e coloque por cima da panela. Ele extinguirá o fogo por abafamento;

Se tiver um extintor, utilize da a correta;

Mantenha as portas e janelas abertas para ventilar o local, pois toda fumaça é tóxica;

Caso não se sinta seguro ou o incêndio saia de controle, tire todas as pessoas de casa e acione o Corpo de Bombeiros Militar da sua localidade.

O seguro cobre incêndio ou explosão nesses casos?

“A cobertura básica do seguro residencial inclui explosão de qualquer tipo, além de incêndio e queda de raio”, explica Magda Truvilhano, vice-presidente da comissão de Riscos Patrimoniais Massificados da FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais).

Outras coberturas, como a queda de um telhado ou vidros quebrados, vão depender do pacote contratado pelo segurado.

É importante lembrar ainda que o seguro residencial cobre os danos causados ao imóvel. Caso o acidente atinja o segurado e ele precise de cuidados médicos ou vá a óbito, o seguro a ser acionado é o de vida.

Magda alerta, no entanto, que a explosão não está coberta quando o cliente agrava o risco, fazendo mau uso do equipamento que explodiu.

“Assim como qualquer cobertura, se agravar o risco, a seguradora pode não pagar. Se foi uma explosão acidental, o cliente terá direito à indenização”, explica.

O valor da apólice de um seguro residencial varia cone:

se é casa ou apartamento;

onde está localizada a moradia;

e qual será o tamanho da contratação.

Distração na cozinha, vazamento de gás, sobrecarga elétrica e mau funcionamento de equipamentos estão entre as principais causas de incêndio residencial.

Fonte: InfoMoney – Online