Na manhã desta sexta-feira (8), a CNseg realizou o webinar “Lidera, Mulher!”, apresentando estratégias práticas de liderança feminina com renomadas líderes do mercado de seguros. Um dos destaques foi a palestra da conselheira da Sou Segura, Valéria Chaves, que abordou a “síndrome da impostora”, um fenômeno psicológico no qual indivíduos, principalmente mulheres, sentem-se inadequadas e duvidam do seu próprio sucesso.

Durante o evento, o presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, expressou seu agradecimento pelo empenho daqueles que se dedicam para que a igualdade de gênero avance. Ele enfatizou: “Essa é uma causa pessoal minha. E na posição que ocupo, atuo como um convocador para que a gente se mobilize e continue avançando. Para todas as mulheres, um reconhecimento de todo valor que vocês têm gerado em nosso mercado, e pela perseverança nessa luta constante”.

Em seguida, Valéria Chaves, executiva com mais de 25 anos de experiência no setor, também parabenizou as mulheres, destacando: “Parabéns pelo dia que celebra as que vieram antes e as que estão hoje ao nosso lado. Que a gente ouse, apesar do histórico social, apesar das divergências dentro da sociedade e dos números contrários à nossa participação no mercado de trabalho”.

Durante sua apresentação, Valéria discutiu os diferentes tipos de “impostoras”: a impostora perfeccionista, que estabelece metas sempre altas; a super impostora, que tenta lidar com tudo – filhos, trabalho, casa; a impostora gênio natural, que sente a necessidade de saber de tudo; a impostora forte, que prefere trabalhar sozinha; e a impostora especialista, que acredita que sua qualificação nunca é suficiente.

Por fim, Valéria compartilhou dados do Fórum Econômico Mundial, mostrando que a igualdade de gênero está estagnada. “Precisamos de 131 anos para eliminar as desigualdades”, ressaltou. Outro dado apresentado foi que, no ritmo atual de progresso, serão necessários 169 anos para alcançar a paridade econômica e 162 anos para a paridade política. Ela concluiu sua fala enfatizando a importância de mais mulheres na política e também no setor de seguros.

Assista ao webinar: https://www.youtube.com/watch?v=72kvtHTyYRY

Fonte:CQCS