Seguradora ultrapassa R$ 1 bilhão em lucro pela primeira vez

Em 2023, a Tokio Marine obteve o melhor resultado em 64anos de atuação no Brasil. A Seguradora registrou crescimento de 14,7%, enquanto o mercado em que atua (sem Previdência, Capitalização e Saúde) cresceu 8,9%. O faturamento atingiu a marca de R$ 12,1 bilhões, contra R$ 10,6 bilhões durante os 12 meses anteriores. Deste volume, os sinistros pagos chegaram a R$ 5,4 bilhões. Já o Índice Combinado ficou em 88%, reforçando o bom desempenho da Companhia no período.

O lucro líquido foi de R$ 1,4 bilhão, mais que o dobro do ano anterior, quando foram registrados R$ 570,1 milhões. Pela primeira vez na história, a Tokio Marine entrou no grupo de seguradoras que ultrapassam a cifra de R$ 1 bilhão em lucro. Atualmente, a Companhia atende cerca de 40 mil Corretores e Assessorias em todo o País.

“Foi, de fato, um ano excepcional, no qual recebemos o reconhecimento do mercado e nos destacamos pela ampla oferta de produtos e coberturas de seguros, com preços competitivos, qualidade na entrega de serviços, intenso relacionamento com cerca de 40 mil Corretores e Assessorias e uma sólida estrutura interna de governança corporativa, base do crescimento sustentável da Companhia ao longo dos últimos anos”, afirma o Diretor Executivo de Finanças e Administração, Daniel Dibe.

Entre os fatores que impulsionaram o desempenho da Tokio Marine em 2023 está a performance da Diretoria de Produtos Massificados. Na carteira de Automóvel, a Companhia teve um crescimento de 15,2% (sem DPVAT e o Garantia Estendida Auto), contra 9,1% do mercado. Já o seguro Fiança Locatícia registrou um aumento de 167,4% e o seguro Condomínio, de 55,8%. Na carteira de Pessoas Coletivo, a Seguradora cresceu 16%.

A Diretoria de Produtos Pessoa Jurídica também se destacou no período, retificando o apetite da Tokio Marine por Grandes Riscos. Como um dos principais players deste mercado, a Seguradora oferece soluções customizadas e abordagem comercial consultiva aos Corretores especializados. Entre os produtos com crescimento significativo em 2023 estão: Responsabilidade Civil Geral, 114,9%; E&O, 56,5%; Marítimos, 34,6% e Riscos Cibernéticos, 31%.

Para 2024, os planos da Tokio Marine são o de dar continuidade ao crescimento orgânico. “Vamos manter a estratégia de negócios baseada na valorização de nosso Capital Humano, oferta dos melhores Produtos e Serviços e ampliação da cultura do seguro no Brasil. Também vamos reforçar nossa missão de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, transparente e que use os recursos naturais de forma responsável por meio das ações do Tokio ESG”, conclui Daniel Dibe.

Fonte:Tokio Marine