Projeções acerca da telemática para o futuro

A telemática tem demonstrado ser uma ferramenta muito eficiente para o Seguro Auto. Ao incorporar dispositivos e sistemas que coletam, transmitem e analisam dados em tempo real sobre o comportamento do motorista e o desempenho do veículo, as seguradoras podem obter informações para aprimorar a avaliação de riscos, além de promover práticas de direção mais seguras.  Dito isso, a adesão da ferramenta tem demonstrado crescimento ao longo dos anos. O Globe Newswire revelou que o mercado global de telemática deve atingir US$12,7 bilhões até 2030. Além disso, o Insurance Journal relatou um estudo recente que descobriu que mais de 70% das seguradoras de automóveis comerciais oferecem produtos de seguro baseados no uso (UBI). Esses dados demonstram a crescente potência da tecnologia, que vem trazendo uma série de benefícios ao ser utilizada no segmento de automóveis.

Cenário do Seguro Auto no Brasil

O seguro de automóveis é um dos mais fortes no Brasil e expressa forte desempenho no mercado, com arrecadação de R$40 bilhões de receita de janeiro a setembro de 2023 pelas companhias de seguros, o que representa um aumento de 12,6% se comparado ao mesmo período em 2022. Segundo o Índice Neurotech de Demanda por Seguros (INDS), os brasileiros buscam cada vez mais contratar seguro de automóveis.

Gerações Z e Millennials contribuem para crescimento do Seguro Auto

A inserção das gerações Z e Millennials no mercado de trabalho têm contribuído para o aumento no número de contratação de seguros de carro por parte dessa população, em grande maioria, familiarizada com as novas demandas digitais crescentes e as tecnologias em ascensão.  Diante da grande influência do segmento de automóveis no Brasil, é imprescindível que as seguradoras estejam dispostas a elevar seus processos, que podem ser ainda mais eficientes ao incorporarem recursos como a telemática.

Telemática para além do Seguro Auto individual

Conforme dito anteriormente, a telemática tem o potencial de fornecer dados relevantes para ajudar o segurado na solução de situações adversas em seu veículo. Agora, as seguradoras comerciais de automóveis estão vendo a telemática como uma excelente oportunidade para estabilizar seus negócios e proteger seus resultados contra taxas de sinistralidade instáveis ​​e alta severidade. As seguradoras estão se preparando para inserir dados diretamente dos veículos por meio de integrações OEM (Original Equipment Manufacturer), com a ajuda de agregadores de terceiros como o SambaSafety.

Iniciativas que usam a telemática para personalização
A automação da adesão por meio da Automação Robótica de Processos (RPA), da Inteligência Artificial e da Aprendizagem Automática está ampliando o alcance dos dados acessíveis para as seguradoras, permitindo a obtenção de novos insights a partir de dados preexistentes e elevando seu nível de precisão na classificação. Esses avanços estão transformando cada vez mais a indústria, possibilitando maior modernização na atividade do Seguro Auto. O Insurance Innovation Reporter relatou acordo estratégico entre empresas que buscaram utilizar recursos telemáticos nos seus serviços. A LexisNexis Risk Solutions, fornecedora de dados e análises para os setores automotivo e de seguros, e a  Kia America, Inc. disponibilizaram dados de veículos conectados da Kia para seguradoras de automóveis dos EUA por meio do LexisNexis Telematics Exchange. Os dados do veículo conectado oferecem pontuações de condução personalizadas para ajudar os condutores da Kia a estarem mais bem informados sobre os hábitos de condução e a acederem a prémios de seguro mais personalizados. Um comunicado das empresas afirma que a conectividade tem sido fundamental para melhorar a experiência de condução da Kia e que esta integração permitirá aos clientes elegíveis que se inscreveram nos serviços Kia Connect optarem por partilhar os seus dados de comportamento de condução para receberem uma condução personalizada.

Sustentabilidade e segurança na condução de veículos

De acordo com a matéria publicada pelo ITC DIA Europe, o Cambridge Mobile Telematics (CMT) é o maior provedor de serviços telemáticos do mundo, tendo como missão tornar as estradas e os motoristas do mundo mais seguros. Impulsionada pela CMT e com análise digital e de dados em sua essência, a LAQO, seguradora da Croácia, construiu o LaqoPrevent, o primeiro ecossistema de serviços que recompensa os motoristas por dirigirem com segurança e reduzirem sua pegada de carbono. No quesito de inovação, a empresa aborda a sustentabilidade, ao mesmo tempo que impulsiona o crescimento junto com a CMT.

Cenário promissor para o Seguro Auto

Conforme o setor de Seguro Auto utiliza a telemática para otimizar processos, ele também contribui para um ambiente mais seguro e consciente nas estradas. Apesar de essa trajetória de inovação apontar para um futuro mais seguro e personalizado no universo do Seguro Auto, é preciso que as seguradoras estejam preparadas para lidar com as incertezas inerentes a essa caminhada, adaptando suas estratégias e modelos de negócios (inclusive,e sobretudo, acerca dos dados sensíveis dos usuários de veículos segurados).

Seguindo esse caminho e adotando as transformações que se impuserem necessárias, os próximos passos parecem ser em direção a um panorama promissor para o Seguro Auto.

Fonte:  Insurtalks