Apesar de uma redução de 24% nos roubos de carga no estado do Rio de Janeiro no último ano, conforme um estudo da Firjan, o número de ocorrências continua alto. Com 3.225 casos registrados, equivalentes a uma média de 9 roubos de caminhões por dia, principalmente na Região Metropolitana do Rio, o prejuízo direto chega à ordem de R$283 milhões. Somado a isso, há ainda os custos indiretos, como segurança privada e seguros, que frequentemente ultrapassam as perdas diretas. Gasto com Seguro de Carga aumentou 59% O ambiente de alto risco no transporte de cargas no Brasil tem levado a um aumento expressivo nos custos dos seguros. Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que as despesas das indústrias com seguros rodoviários de cargas subiram em média 59% em 2023, impulsionadas por mudanças legislativas que entraram em vigor em junho do ano passado. Este aumento coloca pressão tanto nas empresas transportadoras quanto nos embarcadores, exigindo uma revisão dos procedimentos de gerenciamento de risco. É necessário explorar estratégias para equilibrar o acesso ao seguro com a saúde financeira das seguradoras Devido ao elevado risco que a atividade de transporte de cargas passa, ocorre um aumento nos custos do seguro e uma maior exigência por parte das seguradoras, o que pode dificultar a contratação desse serviço.

Com essa problemática em questão, é preciso explorar possibilidades e estratégias para equilibrar a necessidade que as transportadoras têm de proteger suas cargas por meio do acesso ao seguro com a escalabilidade financeira das seguradoras. Fortalecimento da segurança e uso de tecnologia avançada Para mitigar esses desafios, é necessário fortalecer as medidas de segurança no transporte de cargas. Além de escoltas e treinamentos especializados, a adoção de tecnologias avançadas de rastreamento e monitoramento são fundamentais. A análise de dados e inteligência artificial também podem auxiliar na prevenção de roubos, contribuindo para uma melhor gestão do risco. Exemplo de como a tecnologia pode ajudar a enfrentar esses desafios Uma das empresas que exemplificam muito bem como a tecnologia pode ajudar a enfrentar esses desafios é a Delta Global Serviços e Tecnologia S.A. A Delta é uma empresa líder no mercado de tecnologia para gestão de frotas de veículos e possui um portfólio abrangente de soluções, incluindo: Assistência 24hTelemetriaGestão de risco Rastreamento Inteligente Monitoramento de abastecimento Aumento de segurança para cargas e dados valiosos para análises de risco Do início como startup, a Delta Global evoluiu rapidamente para se tornar uma das maiores empresas independentes de serviços de assistência 24 horas da América Latina e hoje é líder de mercado em tecnologia para gestão de frotas de veículos de diversos portes.

As soluções oferecidas pela Delta aumentam a segurança das cargas e fornecem dados importantes para análises de risco pelas seguradoras, potencialmente levando a uma precificação de seguros mais justa e acessível. Equilíbrio maior entre a oferta e a demanda versus risco e a proteção. A necessidade de encontrar um equilíbrio entre seguros acessíveis e a viabilidade econômica das seguradoras no cenário de altos índices de roubo de cargas exige uma abordagem inovadora. A integração de tecnologias avançadas de gestão de frotas, como as oferecidas pela Delta Global, é uma das estratégias para reduzir riscos e custos, promovendo um maior acesso ao seguro de transporte de cargas pelas transportadoras e uma confiança maior na análise de riscos pelas seguradoras, resultando em um equilíbrio maior entre a oferta e a demanda versus risco e a proteção.

Fonte: Insurtalks