O caminho até a automação

Um dos fatores que impulsionaram a automação na indústria de seguros foi a pandemia da Covid-19. Uma pesquisa realizada pela CNseg de 2020 a 2022 constatou que 56,5% das empresas do mercado de seguros digitalizaram mais de 75% dos seus processos. Além disso, a necessidade de segurança durante o período pandêmico motivou a busca por serviços de seguros, mas também provocou a redução de atendimentos presenciais para contratação e renovação de apólices, a fim de favorecer a proteção de funcionários, colaboradores e clientes.

Rápida integração de tecnologias começou a remodelar indústrias

Conforme houve o avanço de serviços digitais, a rápida integração de novas tecnologias começou a remodelar as indústrias, através da inteligência artificial. O ITC DIA Europe revelou que uma empresa está prevendo uma automação de 70% de suas atividades até o ano de 2030. “A integração estratégica e o escalonamento das soluções de IA não são apenas vantajosos, mas também imperativos, uma vez que servem como pedra angular para permanecer competitivo e resiliente em um ambiente de negócios cada vez mais automatizado” – indicou o portal.

Potenciais promovidos pela IA

É possível perceber que muitas seguradoras têm considerado os recursos tecnológicos essenciais para a transformação digital no mercado de seguros. O Insurtech Digital alegou que através da priorização da inteligência artificial, as organizações podem obter uma maior longevidade e sucesso, garantindo a agilidade e rapidez fundamentais para o setor, além de proporcionar maior personalização aos clientes. “A automação inteligente não consiste em remover completamente os humanos da equação; a sua importância reside na libertação de talentos para se concentrarem em atividades estratégicas de maior valor que podem levar uma organização a novas conquistas. As organizações que adotarem a AI serão capazes de capitalizar o sucesso, com a capacidade de se adaptarem, inovarem e responderem a mercados em ritmo acelerado.”

IA generativa é exemplo de automação que ajuda a elevar o nível da experiência do usuário

O ChatGPT é um exemplo de automação que pode ajudar a seguradora a personalizar as comunicações para cada segurado com base em seus interesses e necessidades individuais. Isso pode incluir a personalização de emails, mensagens de texto e outros tipos de comunicação para garantir que o segurado receba informações relevantes e úteis. Além disso, ele pode ser usado para desenvolver chatbots ultra inteligentes, alimentados por IA, que possam responder a perguntas comuns dos segurados, como o status de uma reivindicação ou como renovar uma apólice, isso pode ajudar a melhorar a satisfação do cliente e reduzir os tempos de espera para suporte. Por exemplo, a IA pode gerar conteúdo personalizado para um segurado com base em suas preferências, histórico de sinistros e outros fatores. Isso pode ajudar a aumentar o engajamento do segurado com a seguradora e melhorar a eficácia das comunicações.

Melhorias proporcionadas pela integração de ferramentas de automação

O Insurance Digital também refletiu acerca das melhorias proporcionadas pela integração de ferramentas de automação. “O setor de seguros é perfeito para aumentar a digitalização e a automação. Desde a diminuição dos retornos do investimento, ao vasto fluxo de trabalho e aos crescentes volumes de dados, à invasão competitiva de intervenientes não tradicionais, às mudanças nas expectativas dos clientes e ao rápido avanço das novas tecnologias, é claro que o mercado de seguros está se transformando. Para resolver estes problemas, é necessária uma maior digitalização e automação no mercado de seguros.”

Nível de digitalização precisa aumentar

Ainda que boa parte dos players já tenham níveis diferenciados de digitalização em suas empresas, é importante que as seguradoras estejam caminhando para alcançar maiores níveis de digitalização, uma vez que a consolidação do mercado depende de posturas inovadoras diante de um cenário de mudanças cada vez mais acelerado. “Esta mudança para um modelo de negócios mais centrado no cliente provavelmente exigirá a adoção de tecnologia avançada e a modificação da cultura da empresa para ajudar a minimizar as interações isoladas, melhorar a colaboração entre os funcionários e aumentar a acessibilidade aos dados dos clientes – mas os conjuntos de habilidades podem precisar ser aumentados” – revelou o Deloitte.

Aumentar o nível de digitalização é o impulso necessário para a evolução do mercado

Fica claro que a adoção de inteligência artificial, digitalização e automação não é mais uma opção, mas uma necessidade dos novos tempos. A questão é que as expectativas dos consumidores mudam a todo instante e, a reboque delas, todo o mercado consumidor e os níveis de refinamento que ele exige. Portanto, é imperativo que o mercado de seguros intensifique seus esforços de digitalização, aproveitando as oportunidades oferecidas pelas tecnologias emergentes como molas propulsoras para melhorar a operacionalidade e evoluir o mercado na mesma velocidade das expectativas dos clientes.

Fonte:  Insurtalks