A indústria de seguros está experimentando uma revolução digital que está transformando profundamente a maneira como as operações de seguro de automóvel são realizadas. Esse impacto é especialmente notável na regulação e liquidação de sinistros, à medida que o setor se adapta à era online.

A integração de várias tecnologias permite agora que os segurados recebam indenizações em uma média surpreendente de cinco dias após a apresentação de toda a documentação necessária, o que representa uma drástica redução no prazo de liquidação de sinistros. Isso contrasta com o período anterior, que poderia se estender por até 30 dias, conforme estabelecido pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Keila Farias, vice-presidente da Comissão de Seguro Auto da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), elogia o momento mágico do mercado: “É notável como as seguradoras têm investido em tecnologia para agilizar o processo de atendimento ao cliente, desde o aviso do sinistro até a avaliação e liberação dos pagamentos. A introdução de ferramentas, como aviso de sinistro digital, vistoria digital e comunicação via chatbox, também traz mais conveniência e eficiência para os segurados. Além disso, a utilização de bases externas e geolocalização para entender a situação do sinistro demonstra um avanço significativo na indústria de seguros”

Tecnologia e inovação contra desigualdades em investimentos

Ainda que os investimentos em tecnologia estejam em diferentes estágios entre as empresas, Keila destaca que eles são convergentes no sentido de proporcionar uma experiência mais completa e satisfatória dos clientes. Essa melhoria não se limita apenas à rapidez no pagamento de indenizações por perda total ou parcial, mas também se estende aos serviços adicionais oferecidos por meio da Assistência 24 horas, que inclui de atendimento a emergências domésticas a suporte em diferentes situações aos segurados dessa carteira.

O sucesso da liquidação online de seguros, reconhece, tem a ver, em especial, com o impressionante uso da inteligência artificial, capaz de agilizar e aprimorar esse tipo de processo, trazendo mais eficiência e segurança para as seguradoras e para as pessoas envolvidas.

“A tecnologia está avançando rapidamente e trazendo benefícios significativos para diversos setores, impactando também a forma como lidamos com sinistros e seguros em geral de forma significativa”, assinala Keila.

Além disso, a utilização da Inteligência Artificial desempenha um papel fundamental na detecção de tentativas de fraude, um desafio constante para as seguradoras. Ou seja, para Keila Farias, é reconfortante saber as ferramentas e mecanismos para agilizar o pagamento das indenizações também podem identificar e inibir possíveis tentativas de fraude.

Fonte: Segs