A Allianz Seguros teve o ano de 2023 marcado por inovações na carteira de Automóvel e se mostra empolgada para a próxima fase, que promete novidades. David Beatham, diretor executivo de Automóvel, Massificados e Vida da companhia, conversou com o Cqcs e destacou sua visão e perspectivas para 2024 com base nesse setor, além de falar sobre as principais tendências, como a alta demanda de carros elétricos, que deve aquecer ainda mais o segmento. O executivo também pontuou as ações realizadas pela Allianz para aprimorar as coberturas e assistências deste produto.

Como primeiro assunto abordado, David revelou as expectativas de crescimento para este ano. “Temos boas perspectivas, pois as projeções do mercado indicam que o segmento automotivo continuará em expansão”. Segundo ele, dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) estimam um aumento de 7% no volume de emplacamentos em 2024, muito em função do cenário macroeconômico com juros em queda, inflação controlada e crescimento do PIB. Em relação à produção, a entidade projeta que o volume de veículos produzidos em 2024 possa chegar a 2,47 milhões de unidades, o que representa uma alta de 4,7% ante 2023. Já para o seguro Automóvel, a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) espera um crescimento de 16,1%. A estabilidade dos valores na tabela Fipe e a desaceleração da inflação nos custos de reposição, que influenciam positivamente na redução do índice de sinistralidade, devem contribuir para o avanço deste tipo de proteção no país.

Em seguida, David comentou sobre o levantamento da CNseg, que aponta que mais de 50% dos veículos no Brasil não possuem seguro, e mostrou como a empresa pretende contornar esse cenário. “A Allianz já vem realizando iniciativas para estimular a contratação do seguro Auto e, assim, contribuir para que cada vez mais automóveis circulem protegidos no país. No ano de 2023, a companhia apresentou quatro novidades com o intuito de aprimorar ainda mais suas coberturas e assistências nesta carteira. Uma delas foi o aumento do limite de contratação para veículos de passeio, pick-up e caminhões, tanto no produto Individual quanto no Frota, que passou de R$ 500 mil para R$ 1 milhão. Feita exclusivamente para o casco, a mudança acompanha a elevação dos valores dos automóveis na tabela FIPE e o aumento da comercialização de veículos elétricos”, apontou.

Ele enfatizou que a Allianz também passou a operar com novos limites na cobertura de Responsabilidade Civil Facultativa (RCF), elevando o valor dos limites de contratação da cobertura de Danos Materiais, podendo chegar até R$ 1 milhão de acordo com as ofertas disponíveis, alinhado com os multicálculos. Para conhecer mais sobre todas as novidades, confira o Cqcs Especial do dia 2 de janeiro.

Abordando o setor de carros elétricos, Beatham frisou como a Allianz vem se preparando para esse mercado. “Internacionalmente, o Grupo Allianz é especializado em seguros para carros elétricos, e estamos aplicando essa expertise para fortalecer nossa presença no Brasil. Participamos ativamente de grupos de trabalho para estudar o setor, agregando valor ao mercado nacional e aos clientes. O desenvolvimento de seguros para carros elétricos envolve considerações como oferta, cobertura, condições da apólice, precificação personalizada e avaliação da jornada do segurado, além de preocupações específicas, como a garantia de acesso ao recarregamento e o impacto nos sinistros e roubos”, disse.

Segundo o executivo, há uma tendência de que a presença desses veículos cresça fortemente nos próximos anos. Um estudo da McKinsey & Company aponta que 55% dos carros vendidos no Brasil em 2040 serão elétricos. Porém, David destacou que, à medida que essa categoria vem crescendo, todos os agentes do setor de seguros precisam se adaptar, pois a abordagem será diferente. “O treinamento dos profissionais é fundamental para lidar com as novas tecnologias dos carros elétricos. É necessário garantir uma rede de atendimento especializada, desde oficinas até postos de carregamento. A parceria com profissionais capacitados é essencial para oferecer um serviço de qualidade, considerando a singularidade do seguro para carros elétricos em comparação aos seguros tradicionais. A compreensão aprofundada do veículo e de seus fatores específicos é crucial para um atendimento eficaz.”

David falou, ainda, sobre as demandas por carros novos e seminovos. “Em 2023, as vendas de veículos novos tiveram um aumento significativo de 12%, atingindo 4,1 milhões de unidades, de acordo com Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Esse crescimento é uma recuperação importante para o setor, sendo dezembro um mês destacado com 400 mil veículos vendidos, representando expansão de 10,74% em relação a novembro. Na Allianz, observamos essa tendência, com um aumento na contratação do seguro Auto para veículos com até dois anos.”

Por fim, David Beatham abriu espaço para falar dos corretores e solidificou quais oportunidades os parceiros de negócios podem ter no seguro Auto em 2024, além de impulsionarem os negócios. “Para enfrentar as demandas previstas em 2024, os corretores devem se preparar continuamente, aprimorando seus conhecimentos. Programas de capacitação, como o Alliadoz +CAPAZ, destacam iniciativas e novidades, incentivando a diversificação dos negócios dos corretores. As expectativas são otimistas para o seguro Auto em 2024, e a participação ativa nos treinamentos demonstra o interesse dos corretores em atender às demandas do mercado.”

Fonte: Segs