As Corretoras de Seguros podem ser favorecidas por um novo programa em estudo no Governo, com boas chances de aprovação, que permitirá a renegociação de dívidas das pequenas empresas e dos microempreendedores individuais (MEIs). Em entrevista à GloboNews, nesta quinta-feira (1º de fevereiro), o ministro de Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, explicou que intenção é favorecer empresas que aderiram ao Simples Nacional, principalmente a faixa mais baixa de faturamento, de até R$ 360 mil por ano.

Várias Corretoras de Seguros de pequeno porte se encontram nessa situação e se enquadram na faixa que deve ser beneficiada.

O ministro adiantou ainda que a proposta segue os mesmos moldes do “Desenrola”, programa de renegociação de dívidas para pessoas físicas, que foi estendido até o fim de março.

Márcio França acentuou também que, na época da pandemia, vários empresários puderam pegar crédito pelo Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE). No entanto, a rápida subida da Selic, taxa básica de juros, tornou o crédito mais caro, com taxas que passaram de 13% ao ano, o que elevou a inadimplência.

Além disso, muitas dessas empresas tiveram que fechar as portas durante a pandemia, o que gerou forte impacto nos negócios.

Fonte: CQCS