A importância de possuir um seguro ainda é muito negligenciada pelo brasileiro. Segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) de 2022, apenas 20% da população brasileira possui algum tipo de seguro, seja para proteger seu patrimônio pessoal quanto para resguardar a família em caso de morte.

Esse mesmo levantamento da Susep mostra que, dentro desse total segurado, 58% são compostos por planos coletivos, o que indica que na maioria das vezes a iniciativa da contratação sequer parte do segurado, mas de uma empresa ou grupo em que ele esteja inserido.

O ramo de seguro que possui maior cobertura é o automotivo, e mesmo assim representa um número pouco expressivo.

Com uma frota registrada de 60 milhões de automóveis, 30% estão segurados, de acordo com números de 2021 da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg).

Esses números ressaltam a importância de uma maior conscientização dos proprietários de veículos, tendo em vista a importância que o carro possui para muitas famílias.

Quando passamos para o seguro de vida, uma pesquisa encomendada pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi) em 2022 revelou que só 17% da população possui algum seguro desse ramo.

Houve um aumento nesse número após a pandemia, mas ainda assim é um percentual muito baixo em termos gerais.

Ter um seguro de vida pode ser determinante para a segurança financeira de uma família após a falta de seu principal provedor.

Além da sua cobertura mais conhecida, em caso de morte, o seguro de vida ainda possui proteções que podem ser utilizadas em vida, para casos de acidentes com internação ou invalidez.

Outra proteção que vem crescendo é a do seguro residencial. Conforme dados da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), de 2017 a 2021 houve um crescimento de 25% na contratação desse ramo.

No entanto, mesmo com esse aumento, o levantamento mostra que apenas 17% das casas e apartamentos contavam com esse seguro. O baixo percentual torna-se ainda mais impressionante considerando que o valor do seguro residencial muitas vezes é muito mais barato, em comparação proporcional, ao seguro de um carro.

Como forma de incentivar a adesão dos brasileiros a essa modalidade de seguro, as apólices cada vez mais oferecem serviços de reparos emergenciais e/u manutenção como chaveiro, encanador, eletricista, limpeza de calhas e ar-condicionado, entre outros que, em muitos casos, podem até compensar o valor da contratação.

20% da população brasileira tem algum tipo de seguro (Susep 2022)

Desses 20%, 58% dos planos são coletivos (Susep 2022)

30% dos automóveis possuem seguro auto (CNseg 2021)

17% da população possui seguro de vida (Datafolha/Fenaprevi 2022)