Seguro empresarial cresce, mas ainda tem baixa penetração no país

Seguro empresarial cresce, mas ainda tem baixa penetração no país De acordo com um levantamento da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), a arrecadação do seguro empresarial no país foi de R$ 3,2 bilhões em 2023, o que representou um crescimento de 19,6% na comparação com o mesmo período (de janeiro a outubro) do ano anterior. No entanto, o seguro empresarial ainda é pouco contratado no país. Em entrevista ao Jornal do Empreendedor, telejornal do Canal Empreender, Jarbas Medeiros, presidente da Comissão de Riscos Patrimoniais Massificados da FenSeg, comentou que o desempenho do seguro empresarial no ano passado foi excelente. O executivo atribui tal aumento ao conhecimento e à consciência. “A gente credita esse crescimento, principalmente, a maior consciência dos empreendedores sobre a importância do seguro empresarial como um fator não apenas de proteção, mas um fator de sustentabilidade do negócio porque o seguro empresarial possibilita, em muitas vezes, que o negócio não tenha que parar de operar em caso de problema, caso de sinistro, como a gente chama”. Jarbas também comentou que os empresários estão tendo uma maior percepção de risco relacionado aos eventos climáticos e, por isso, estão contratando mais o seguro empresarial. “Cada vez mais no Brasil, tem acontecido eventos climáticos, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, nessa época que estamos passando, e isso causa muito prejuízo aos empresários. Então, o seguro vem a responder e dar proteção a esses eventos”. Apesar deste crescimento, o produto ainda apresenta pouca penetração no Brasil, cerca de 20% das empresas contratam essa apólice, segundo dados da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg). À isso, Jarbos acredita que o desconhecimento é o maior empecilho para a contratação do seguro empresarial. “O preço pode ser um fator que, em alguns momentos, impossibilita, mas a gente acredita que não porque o seguro é muito modular e é possível desenhar uma apólice que caiba no bolso do empresário, do empreendedor, e que ele consiga colocar isso dentro de um planejamento da empresa ao longo do ano”, explicou.

Fonte: Sou Segura – Associação das Mulheres do Mercado de Seguros