I4pro, empresa líder em soluções de tecnologia para o mercado segurador, teve um crescimento de 300% no número de clientes que aderiram à tecnologia

Com a covid-19, as empresas precisaram responder aos novos modelos de negócios e a novas dinâmicas sociais, o que acelerou a mudança para a nuvem. Segundo estimativas da Gartner, consultoria focada em tecnologia, os gastos mundiais em 2023 com esse tipo de tecnologia vão ultrapassar os US$ 500 bilhões. A i4pro, que atende 1/3 das seguradoras do Brasil com seus produtos, teve um crescimento de 300% no número de clientes que aderiram à tecnologia.

A computação em nuvem revolucionou a forma como empresas e indivíduos lidam com dados, aplicativos e serviços online. É considerada segura e inovadora, capaz de suportar às oscilações da economia mundial.

“A nuvem traz eficiência na operação dos seguros. Por isso, as empresas estão buscando, cada vez mais, essa tecnologia. Tanto que, em um ano, tivemos um aumento de 300% no número de clientes que passaram a usar nosso ERP na nuvem”, disse Raphael Gregório, diretor de Tecnologia na i4pro.

Ao permitir o acesso a recursos computacionais pela internet, a nuvem oferece, além de segurança, outros benefícios, como escalabilidade e eficiência operacional.

Os provedores de serviços em nuvem investem pesadamente em segurança cibernética, implementando medidas avançadas para proteger dados e garantir a privacidade de empresas e pessoas. Isso inclui criptografia, firewalls, autenticação multifatorial e monitoramento constante. Muitas vezes, esses recursos superam a capacidade de segurança que muitas empresas conseguem implementar por conta própria.

A i4pro oferece o ERP na nuvem, que garante adaptabilidade e segurança, entre outros benefícios. A infraestrutura do serviço de hospedagem na nuvem atende tanto as necessidades de um empreendedor que está começando no segmento de seguros, quanto de grandes instituições financeiras, que, cada vez mais, buscam por serviços em nuvem.

Outro benefício da nuvem é a capacidade de escalar recursos de forma rápida e eficiente. Empresas podem aumentar ou diminuir sua capacidade de armazenamento, processamento e largura de banda de acordo com as necessidades do momento, sem a necessidade de investimentos significativos em hardware. Isso permite uma adaptação ágil a mudanças nas demandas do mercado.

A adoção da computação em nuvem também resulta em redução de custos, porque as empresas não precisam mais investir em servidores físicos caros, manutenção constante e atualizações de hardware. Além disso, o modelo de pagamento por uso permite que organizações paguem apenas pelos recursos que realmente utilizam, evitando gastos desnecessários. “Nossa solução funciona no modelo SaaS (Software as a Service) e oferece maior segurança aos clientes com criptografia de dados e monitoramento de acessos, além de contar com uma infraestrutura que permite ao cliente rodar a plataforma i4pro e emitir suas apólices, sinistros e demais documentos, de maneira ágil e segura”, explicou Gregório.

O diretor de Tecnologia disse ainda que a meta para 2024 é mais que dobrar os serviços em nuvem na empresa. “A nuvem nos traz a capacidade de entender melhor como o nosso sistema se comporta com as diferentes operações do seguro, através de telemetrias inteligentes, fazendo com que possamos evoluir o nosso produto ERP com maior eficácia, trazer nossas tecnologias e preparar nosso produto para um melhor uso dos recursos de nuvem. Temos agora a oportunidade de trazer inovações com novas tecnologias, mais escalabilidade e automação da gestão e monitoramento da infraestrutura para as seguradoras”, completou.

Seja pela flexibilidade, custos ou segurança aprimorada, a nuvem vai continuar transformando a maneira como empresas e indivíduos lidam com a tecnologia e continuará a desempenhar um papel central na otimização de processos e na criação de soluções mais eficazes e acessíveis para usuários em todo o mundo.

Fonte: Segs