Diante da preocupação mundial com as mudanças climáticas que estão acontecendo no planeta, os setores econômicos acompanham o alerta, assim como no ramo de seguros, que está interligado à avaliação de riscos. Em 2012, a ONU criou uma iniciativa chamada Princípios de Sustentabilidade em Seguros (PSI) que visa incluir o mercado de seguros na prevenção e diminuição dos impactos ambientais, bem como encontrar as possibilidades que podem ser desenvolvidas no modelo sustentável, e dez anos depois, no ano de 2022, a Susep, publicou uma portaria que exige a inclusão dos riscos de sustentabilidade na gestão da empresa de seguros.

Pensando nisso, diversas seguradoras têm adotado práticas sustentáveis em suas operações diárias. A diretora de RH, ouvidoria e Sustentabilidade do grupo Bradesco Seguros, Valdirene Soares, dá detalhes de como a empresa promove pautas sustentáveis dentro do ambiente corporativo. Segundo ela, o grupo integra os aspectos ASG, conjunto de critérios ambientais, sociais e de governança, incluindo mudanças climáticas aos pilares estratégicos de sustentabilidade.

“Dentre as iniciativas, ao oferecer planos de previdência privada com princípios ASG, por exemplo, integramos os critérios nas decisões de investimento e alocação de recursos destes planos. Dessa forma, os recursos são investidos em empresas com alto grau de comprometimento ambiental, social e de governança, promovendo, assim, o engajamento das empresas investidas. Também oferecemos microsseguros que promovem a inclusão financeira a um público diverso, pessoas ou microempresas, que, por vezes, podem não ter acesso aos canais convencionais de venda de seguros, como bancos ou apps.” explica Valdirene.

Além disso, a empresa promove iniciativas que incentivam a reciclagem, como o Programa Auto Reciclagem e o Sinistro Sustentável: “Montamos um sistema para a destinação correta de resíduos dos nossos clientes dos seguros de automóvel e residencial, com um suporte que vai desde o agendamento e coleta até o descarte e destinação final adequada. Quando um de nossos segurados precisa descartar um móvel não utilizado ou um eletrodoméstico danificado, nossa assistência disponibiliza um serviço para coletar esses itens em casa e dar a destinação adequada. Caso não seja possível reaproveitar, reparar ou reciclar, estamos preparados para realizar o descarte ecologicamente correto.” continua a diretora.

Ainda, segundo a porta-voz, o Grupo Bradesco Seguros, a partir de 2019, passou a neutralizar 100% das emissões de gases de efeito estufa, equivalentes ao carbono das operações reportadas, incluindo emissões decorrentes de atividades operacionais, como logística e viagem a negócios, ela afirma também, que 100% das operações são abastecidas com energia de fontes renováveis, além de priorizar diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas.

A pauta de sustentabilidade está no radar de diferentes seguradoras. A CNseg produziu um relatório de sustentabilidade, onde 35 seguradoras fizeram parte, e a seguradora Zurich, foi reconhecida com o Prêmio de Inovação CNseg 2023, na categoria de Sustentabilidade. A companhia também está comprometida com a causa: “A ideia é tornar a sustentabilidade um pilar cada vez mais estratégico do nosso negócio, e ajudar nossos clientes na transição climática. Temos diversos grupos de trabalho liderados pelo alto escalão da companhia para fazer isso acontecer.” disse Lucía Sarraceno, diretora de marketing e clientes da seguradora Zurich, em entrevista ao CQCS.

De acordo com Lucía, a empresa também atua para reduzir a pegada de carbono em diversos produtos, a exemplo, fazendo compensação de carbono nos serviços de assistência 24hs do seguro auto e carro reserva no seguro, sem qualquer custo adicional ao cliente, com estimativa de compensar aproximadamente 6,5 mil toneladas de CO2 anualmente, por meio da aquisição de créditos de carbono.

Perguntada sobre como a empresa lida com casos de responsabilidade social em casos de ocorrências relacionadas a eventos ambientais, a diretora nos explicou que a organização está preparada para esse tipo de evento: “A resiliência da nossa operação nos permite atuar em eventos climáticos como os recentes ciclones no Sul e as intensas chuvas no Sudeste com um protocolo de atendimento de sinistros ágil e emergencial a clientes e não clientes, além de ações para apoiar as comunidades afetadas através do nosso fundo de catástrofe, que auxiliou mais de 60 mil pessoas em situação de vulnerabilidade em 2023.” destaca a executiva.

No cenário em que a sustentabilidade se torna uma pauta cada vez mais discutida e colocada em prática, o seguro modifica os hábitos de acordo com o que se faz necessário. O Grupo Bradesco Seguros e a seguradora Zurich assumem o compromisso de auxiliar e contribuir ativamente para um futuro mais consciente.

Fonte:Sindseg PR/MS