Na manhã desta quinta-feira (18), um incêndio de grandes proporções atingiu um galpão de materiais recicláveis na cidade de Camaçari, região metropolitana de Salvador. Segundo informações do Portal Tribuna da Bahia, não houve registros de feridos. Em entrevista ao CQCS, Maria Luiza Mello, corretora de seguros, explica porque o acidente serve de alerta sobre a importância do Seguro Empresarial.

De acordo com Maria Luiza, é de suma importância o galpão ter seguro, primeiro porque a atividade envolve alto risco de incêndio. Materiais recicláveis, especialmente papel, plástico e borracha, podem ser altamente inflamáveis e uma vez que o fogo comece, ele pode se espalhar rapidamente, tornando-se difícil de controlar, além disso, dependendo da estrutura e do manuseio desses materiais no local, o risco pode ser agravado.

Por fim, a corretora de seguros, citou o impacto financeiro que os danos podem causar. “Geralmente a reciclagem de materiais envolve uma cadeia econômica extensa, dos catadores autônomos que vendem os materiais recicláveis à empresa que gere o galpão, são muitos prejudicados num incidente como esse”, explica.

“Para um galpão de materiais recicláveis, o seguro ideal é o empresarial que pode incluir coberturas como incêndio, explosão, danos elétricos, roubo de bens, responsabilidade civil, operações, entre outras. Por ser uma atividade com riscos bem específicos, é preciso consultar as seguradoras sobre a aceitação de risco da atividade. Possivelmente, haverá necessidade de vistoria prévia à contratação do seguro”, completa ela.

Fonte: CQCS