A edição desta sexta-feira (19) do Diário Oficial da União publica portaria assinada pelo ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa Dos Santos, nomeando dois novos diretores para a Superintendência de Seguros Privados (Susep): Airton Renato de Almeida Filho e Júlia Normande Lins. 

Ambos têm profundo conhecimento do mercado de seguros e de resseguros. 

Airton Renato de Almeida Filho foi nomeado, em 2017, vice-presidente Executivo do IRB Brasil Re.  

Na época, essa nomeação gerou descontentamento entre sócios privados do IRB, pelo fato dele ser filho de Airton Renato de Almeida, secretário parlamentar do então presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Entre os motivos para essa restrição consta o fato de o processo não seguir o rito de seleção por meio de headhunter. 

Já Júlia Normande Lins é funcionária de carreira da Susep e, até agora, ocupava o cargo de Coordenadora Geral de Estratégia e Organização da autarquia.  

Júlia Lins, inclusive, estava atuando como coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) “Seguros, Novo PAC e Neoindustrialização”, que, em síntese, visa estabelecer um canal de interlocução, diálogo e busca de consensos entre seguradores, segurados, Corretores, outros participantes do mercado, especialistas e autoridades públicas, para a construção de alternativas capazes de impulsionar o seguro como instrumento de um desenvolvimento econômico nacional que seja vibrante no curto prazo e sustentável no longo prazo.

Fonte: CQCS