À medida que as tensões geopolíticas no Mar Vermelho se intensificam, o setor de seguros marítimos enfrenta um aumento sem precedentes nos custos. Os ataques recentes entre forças armadas dos Estados Unidos e do Reino Unido contra os rebeldes Houthi no Iêmen tiveram repercussões significativas, afetando diretamente as rotas comerciais e os preços dos seguros.

Na segunda-feira, dia 15 de janeiro, o cenário de segurança já precário no Mar Vermelho viu um novo desenvolvimento: o navio porta-contêineres M/V Gibraltar Eagle foi atingido por um míssil balístico antinavio. Felizmente, não houve feridos ou danos significativos na embarcação, uma prova da resiliência e preparação das forças marítimas envolvidas.

O ataque ao navio mercante, um dos muitos que têm perturbado uma das rotas comerciais mais vitais do mundo, destaca o risco crescente que os comerciantes marítimos enfrentam. Consequências dos ataques Houthi para o setor de Seguros Marítimos Os ataques não só ameaçam a segurança das tripulações e embarcações, mas também têm repercussões financeiras graves.

A incerteza gerada pelos conflitos tem levado a um aumento exorbitante dos prêmios de seguros, com relatos de aumentos de até dez vezes nos custos para navios que atravessam essas águas turbulentas.

Alterações no mercado de seguros devido ao conflito no Iêmen

Esse cenário hostil tem forçado muitas empresas marítimas a reconsiderarem suas rotas, buscando alternativas mais seguras. A estatal do Catar, por exemplo, suspendeu as entregas de gás natural liquefeito (GNL) pelo Mar Vermelho, uma decisão que reflete a gravidade da situação atual.

Com poucas seguradoras dispostas a cobrir os riscos de guerra, insurgências, lutas civis e greves, as que se mantêm no mercado são forçadas a aumentar seus preços drasticamente.

A tensão no Mar Vermelho é um lembrete severo dos riscos que os comerciantes marítimos e seguradoras enfrentam diariamente.

Com o aumento dos preços dos seguros refletindo o perigo iminente, é mais importante do que nunca para as empresas se manterem informadas e preparadas.

Fonte: Sou Segura