A transformação digital é inegavelmente um elemento crucial para o crescimento e a prosperidade das seguradoras em um mundo cada vez mais moldado pela tecnologia. Desde sistemas legados difíceis e onerosos de dimensionar, passando pela compartimentalização de dados e a falta de acesso imediato a informações de gerenciamento em tempo real, foram muitos os desafios que as companhias enfrentaram (e algumas ainda enfrentam) para manterem-se alinhadas com os avanços mais recentes.

Tecnologias disruptivas elevaram as expectativas dos clientes

Apesar dos desafios, o setor enfrentou pressões contínuas para modernizar suas operações e aprimorar a experiência do cliente. Afinal, o surgimento de tecnologias disruptivas ensejou a evolução das expectativas dos clientes que hoje anseiam por maior comodidade, opções de escolha e transparência. Além disso, o aquecimento do mercado de insurtechs, que nasceram trabalhando com modelagens de negócios centradas no cliente com o objetivo de conseguir soluções customizadas, também fez com que o mercado segurador se mobilizasse para acelerar as mudanças necessárias e permanecesse na vanguarda.

Emergiu a distribuição de seguros por meio da tecnologia

Essa virada de chave das seguradoras fez com que a competição no ramo se tornasse mais acirrada e as companhias se viram confrontadas com novos concorrentes que priorizam o mundo digital. Dessa forma, para crescer e se destacar, a digitalização estratégica se tornou prioridade para seguradoras e insurtechs. Nesse movimento, a modernização da distribuição de seguros por meio de tecnologia digital emergiu como uma abordagem estratégica para capitalizar as oportunidades que as inovações tecnológicas oferecem.

“O corretor continua sendo fundamental nesse processo de digitalização”

Assim como afirmou Claudio Lendecker, Diretor Comercial da Pottencial, durante um painel sobre a distribuição digital de seguros por meio do corretor. a distribuição digital é um complemento às habilidades insubstituíveis dos corretores de seguros. Lendecker afirmou:

“Digitalização não é desintermediação. O corretor continua sendo fundamental nesse processo de digitalização. Se ele não comprar esse processo, ele não vai acontecer. Às vezes a gente fala de digitalizar e pode passar uma ideia de que estamos falando de algo que vai excluir o corretor e não é isso. É uma forma, inclusive, de tornar o corretor cada vez mais importante e relevante nesse processo”.

Os corretores estão no centro do negócio

Por representar uma variedade de seguradoras e possuírem um profundo conhecimento sobre seguros, os corretores são os responsáveis por apresentar os seguros, oferecendo aos clientes um leque mais amplo de produtos, garantindo que eles obtenham a melhor solução em termos de preço, cobertura e serviço, resultando em economia de tempo e dinheiro para os clientes. É justamente por conta da importância da sua função na cadeia da indústria seguradora, do seu intermédio dessa relação entre as seguradoras e seu público-alvo específico, que o corretor se mantém no centro do negócio.

Corretor precisa estar alinhado ao movimento da inovação

Mesmo com toda a importância do corretor, hoje em dia eles precisam se atualizar para fornecer uma experiência altamente personalizada e valiosa a cada cliente, demonstrando seu valor agregado ao auxiliá-los na gestão de suas obrigações financeiras e bem-estar geral. Nesse processo, a tecnologia é primordial e desempenha um papel cada vez mais proeminente, já que os consumidores estão cada dia mais exigentes em relação à experiência junto às marcas e produtos. Assim como as companhias estão buscando inovar constantemente, o corretor como uma parte essencial da natureza do seguro, precisa estar alinhado a esse movimento e se transformar no mesmo ritmo.

Usar meios digitais e soluções tecnológicas para modernizar abordagem

Para conseguirem se manter atualizados e modernizar suas abordagens, os corretores devem aproveitar os meios digitais e o que as soluções tecnológicas têm a oferecer. Dentre as diversas possibilidades, destacam-se:

Cotações em Tempo Real e Apólices Digitais: A era da informação instantânea exige respostas rápidas. Utilizando software, os corretores podem consolidar e atualizar informações das seguradoras em tempo real, garantindo respostas ágeis às necessidades dos clientes. Apólices digitais assinadas eletronicamente agilizam ainda mais o processo;

Ferramentas de Colaboração: Para lidar com políticas complexas, os corretores necessitam de ferramentas de colaboração eficazes, que permitam interações fluidas com colegas de equipe, clientes e seguradoras durante todo o processo de seguro. Ferramentas avançadas, como videoconferências ou anotações diretas em documentos, tornam a colaboração mais eficiente e intuitiva;

Comparação de Cotações Online: As ferramentas de comparação evoluíram consideravelmente, permitindo aos usuários comparar e personalizar ofertas de seguradoras de forma mais detalhada. Isso economiza tempo e oferece informações em tempo real sobre a aceitação de ofertas;

Gestão de Sinistros Automatizada: Os corretores devem agora acompanhar todo o ciclo de vida do cliente, desde a venda até o gerenciamento de sinistros. Soluções modernas facilitam a adição desses serviços à sua oferta, sem a necessidade de substituir as soluções existentes;

Atração e Retenção de Clientes: A digitalização tornou mais acessível a aquisição de novos clientes. As ferramentas de marketing digital permitem atrair e manter os clientes existentes, fornecendo atendimento aprimorado e compartilhando informações relevantes através de newsletters, aplicativos móveis e redes sociais.

Simbiose perfeita entre tecnologia e expertise humana oferece mais valor aos clientes e amplia negócios

Os corretores devem aproveitar tudo o que a digitalização e virtualidade podem oferecer para agregar ainda mais valor ao seu trabalho e à contribuição gigante que traz para a indústria seguradora. Os meios para alçar esse voo estão disponíveis e os corretores devem aproveitar o fato de continuarem a ter a preferência dos consumidores no momento de adquirir seguros para focar sua estratégia na criação de experiências digitais cativantes que cultivem a fidelidade do cliente e proporcionem satisfação. É assim que o corretor de hoje se tornará o corretor digital do futuro e fará parte da simbiose entre tecnologia e expertise humana que promete oferecer maior valor aos clientes, ampliar os negócios das seguradoras e fortalecer sua posição neste novo cenário digital.

Fonte: Insurtalks