No dia 26 de dezembro de 2023, foi divulgado um levantamento feito pela Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), com base nos dados da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Os resultados de janeiro a outubro de 2023 mostram um crescimento de 7,4% na arrecadação dos seguros de pessoas. Ramos como Vida Individual e Funeral se destacam com altas de 20,4% e 22,6%, somando R$ 51,3 bilhões no ano.

Somente no mês de outubro, o setor alcançou R$ 5,7 bilhões, apresentando um aumento de 10,2% nos prêmios. Destacam-se nesse período os seguros de Vida individual e o seguro Funeral, que registraram crescimentos expressivos de 34,3% e 36,2%, respectivamente. No acumulado dos primeiros dez meses do ano, esses segmentos apresentaram variações positivas de 20,4% e 22,6% em comparação com 2022.

Em relação à distribuição do valor arrecadado durante o ano, 48% correspondem a seguros de Vida (Individual e Grupo), 27% a Prestamista e 13% a Acidentes Pessoais.

Indenizações Superam os R$ 12,5 Bilhões, Refletindo Retorno Significativo à Sociedade

Segundo o relatório da Fenaprevi, as indenizações pagas à população segurada totalizaram R$ 12,6 bilhões de janeiro a outubro de 2023, representando um aumento de 6,1% em comparação com o ano passado. Somente no mês de outubro, foram pagos mais de R$ 1,2 bilhão em benefícios, destacando-se os seguros de Vida Individual, com um aumento de 12,4%, o ramo de Doenças Graves, com 12,1%, e o seguro de Viagem, que registrou um crescimento de 34,7% em relação a outubro de 2022.

No acumulado do ano, as maiores variações nas indenizações foram observadas nos seguros de Viagem (42,3%) e Funeral (21,9%). Em termos de valores pagos, 54% do total indenizado correspondem a seguros de Vida (Individuais e Grupo), 18% a Prestamista e 13% a Acidentes Pessoais. Esses números evidenciam o impacto positivo dos seguros de pessoas na sociedade, proporcionando um retorno significativo aos segurados.