Os seguros de pessoas – que reúnem vida, funeral, acidentes pessoais e prestamista, entre outros – arrecadaram R$ 5,7 bilhões em outubro, registrando alta de 10,2% nos prêmios (valor pago pelo consumidor à seguradora para ter o risco garantido). Ainda no mês, os principais destaques foram nos seguros de vida individual e no funeral, que cresceram 34,3% e 36,2%.

Considerando o período de janeiro a outubro de 2023, os seguros de pessoas apresentaram alta de 7,4% na arrecadação, totalizando R$ 51,3 bilhões no ano. No acumulado dos dez primeiros meses houve 20,4% e 22,6% de variação positiva nos segmentos vida individual e no funeral, que também se destacaram, sobre 2022.

Os números são de levantamento da Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), entidade que representa as seguradoras que operam no segmento, com base nos dados Susep (Superintendência de Seguros Privados), órgão fiscalizador do mercado.

Considerando o valor arrecadado no ano, 48% da arrecadação foi em seguro de vida (individual e grupo), 27% no prestamista e 13% em acidentes pessoais.

Indenizações superaram os R$ 12,5 bi

Segundo a Fenaprevi, o pagamento de indenizações à população segurada somou R$ 12,6 bilhões – de janeiro a outubro de 2023, registrando 6,1% de aumento em relação ao mesmo período de 2022. Apenas no mês de outubro, foram pagos mais de R$ 1,2 bilhão em benefícios, em especial nos seguros de vida individual, com 12,4% de alta; seguido pelo ramo de doenças graves (12,1%), e o viagem que ficou 34,7% acima do valor de outubro de 2022.

No acumulado do ano, as maiores variações nas indenizações foram em viagem (42,3%) e no funeral (21,9%). Em termos de valores pagos, 54% do total indenizado foi em seguros de vida (individuais e grupo), 18% em prestamista e 13% no de acidentes pessoais.

Fonte: InfoMoney – Online