Os seguros de pessoas, que incluem vida e prestamista, cresceram 7,4% em termos de arrecadação em 10 meses de 2023, comparado ao mesmo período de 2022, segundo levantamento da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), com base nos dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep). O segmento soma R$ 51,3 bilhões de faturamento total no ano.

Em outubro, o setor alcançou R$ 5,7 bilhões, com alta de 10,2% nos prêmios. Ainda na leitura mensal, os principais destaques foram nos seguros de vida individual e auxílio funeral, que cresceram 34,3% e 36,2%, respectivamente. No acumulado de janeiro a outubro, os dois produtos tiveram 20,4% e 22,6% de variação positiva, sobre 2022.

Segundo a Fenaprevi, no ano, 48% da arrecadação foi em seguro de vida nas duas modalidades, individual e em grupo. O prestamista registrou 27% do total e acidentes pessoais, 13%.

O levantamento mostrou que o pagamento de indenizações à população segurada somou R$ 12,6 bilhões – de janeiro a outubro de 2023, registrando 6,1% de aumento em relação ao mesmo período de 2022. Em outubro deste ano foram pagos mais de R$ 1,2 bilhão em benefícios, em especial nos seguros de vida individual, com 12,4% de alta, seguido pelo ramo de doenças graves (12,1%), e viagem que ficou 34,7% acima do valor de outubro de 2022.

No acumulado do ano, as maiores variações nas indenizações foram em viagem (42,3%) e no funeral (21,9%). Em termos de valores pagos, 54% do total indenizado foi em seguros de vida (individuais e em grupo), 18% em prestamista e 13% no de acidentes pessoais.

Fonte: Valor Investe Online