Nesta quinta-feira, um incêndio de grande proporção, na cidade de Indaiatuba (SP), destruiu completamente a garagem de um imóvel, além de três veículos que se encontravam no local. Segundo informações do site Sampi Campinas, as chamas foram resultantes de um super aquecimento gerado pelo calor. Especialista ouvido pelo CQCS destacou a importância de coberturas de seguro para situações iguais ou similares. 

De acordo com o proprietário, no momento do incêndio, havia duas motos elétricas e um carro estacionado na garagem. O super aquecimento gerado pela forte onda de calor fez com que a bateria de litio de uma das motos explodisse. As chamas espalharam-se rapidamente pelo local, atingindo uma outra moto e também um carro. Os três veículos foram completamente destruídos. 

Em entrevista ao CQCS, o consultor de seguros, Sérgio Ricardo, destacou que bateria e carregadores possuem forte possibilidade de explodirem devido fatores externos. Além disso, o indivíduo deve sempre contar com o seguro de automóveis, contando com além de cobertura compreensiva para danos próprios, cobertura contra danos a terceiros (RCF-V). 

“Os carros e motocicletas elétricas são carregados em postos, pontos de abastecimento e até em carregadores residenciais. Podem ocorrer acidentes, como ocorrem no carregamento de celulares, mas são bem mais raros. De toda sorte os proprietários precisam se precaver contratando seguro auto com cobertura compreensiva e uma boa verba para a responsabilidade civil para danos a terceiros (RCF-V)”, disse. 

O RCF-V trata-se de uma cobertura que garante ao segurado o pagamento de qualquer dano corporal ou prejuízo material que o mesmo venha a causar em alguma outra pessoa em um acidente de carro. O mesmo pode ser contratado como um complemento ao seguro básico ou compressivo, englobando as três seguintes categorias: 

RCF-V Danos Materiais 

Garante pagamento de despesas referentes ao conserto dos carros envolvidos no acidente e até mesmo fachadas e postes de eletricidades destruídos pelo segurado no momento do sinistro.

RCF – V Danos Corporais 

A cobertura para despesas médicas e hospitalares e também indenização aos familiares das vítimas em casos de morte ou invalidez dos envolvidos no acidente. Funcionando também como um complemento ao Seguro DPVAT. 

RCF-V Danos Morais 

Cobre indenizações judiciais e extrajudiciais que o segurado venha a ser condenado por danos morais ou estéticos causados a terceiro. Neste caso, a cobertura só pode ser acionada caso haja determinação judicial confirmando o dano moral. 

A cobertura RCF-V só pode ser acionada quando o indivíduo assume a responsabilidade pelo acidente e abre um sinistro junto à seguradora. Neste caso, faz-se necessário informar danos pessoais, envio de documentação do veículo e orçamento do conserto realizado por uma oficina mecânica referenciada.

Fonte: CQCS