O número ilimitado de oportunidades apresentadas pela inteligência artificial (IA) significa que muitas empresas estão agora a examinar como podem incorporá-la nas suas operações. No entanto, antes que as companhias de seguros de vida se apressem em determinar a sua estratégia, governação e implementação de IA, precisam de olhar introspectivamente para as suas organizações e determinar se estão devidamente preparadas para tirar partido dos muitos benefícios potenciais da IA.O seguro de vida está se transformando O setor de seguros de vida está no meio de uma revisão tecnológica. As empresas reconheceram que a sua tecnologia legada, tanto de front-office como de back-office, não consegue acompanhar as exigências modernas e está a tornar-se demasiado cara para manter. Os sistemas desatualizados também não são compatíveis com novas tecnologias, como a IA, e não conseguem aproveitar total e eficazmente os grandes volumes de dados acumulados pelas seguradoras. Como resultado, as seguradoras de vida estão embarcando em jornadas de transformação digital em um esforço para trazer suas operações para o século XXIst.

No entanto, a maioria dessas transformações ainda não foi concluída. De acordo com uma enquete realizada pela Equisoft, 42% dos entrevistados disseram que estavam no meio da implementação, enquanto 37% disseram que estavam na fase inicial da implementação. Além disso, 21% disseram que estavam apenas na fase de planejamento da transformação digital e nenhum dos entrevistados havia concluído a jornada completa. Isso não é surpreendente. Para que uma seguradora de vida passe totalmente por uma transformação digital, pode levar anos, até décadas, dependendo da quantidade de sistemas que precisam ser atualizados, da expertise da equipe, do total de recursos disponíveis e da complexidade da organização. Mesmo depois de concluída uma parte da transformação digital, as organizações ainda têm um longo caminho a percorrer antes de estarem totalmente prontas para implementar a IA. Parte disso se deve aos dados. Se quiser aproveitar a IA, você precisa fazer da migração ou integração de dados um pilar central de sua transformação digital, o que inclui garantir que os dados estejam devidamente formatados e atualizados.

Se você já está 10 passos atrasado em sua capacidade de acessar e utilizar dados, não será capaz de aproveitar as oportunidades de próximo nível que estão ao virar da esquina. Meus dados estão prontos para IA? Para seguradoras de vida procurando implementar IA, mas não tem certeza se a empresa está pronta, aqui está uma lista de perguntas para ajudar você:· Qual é a aparência dos seus dados? Bons dados são marcados pela qualidade, quantidade e diversidade. Isso significa que todos os seus dados devem ser precisos, completos e consistentes. Você tem ou é capaz de limpar e transformar todos os dados legados, em suas diversas variações, para que possam ser usados em aplicativos modernos? (Isso inclui dados que originalmente não eram legíveis por máquina.)· Onde estão localizados seus dados? Dados armazenados em diferentes departamentos ou sistemas são muito mais difíceis de acessar, gerenciar e agregar do que dados localizados em um local centralizado.

Se você não consegue acessar seus dados facilmente, isso significa que os sistemas de IA também não conseguem.· Como você coleta dados? Qual é sua política para coleta de dados? De onde você o obtém? Se suas fontes de dados não forem abundantes e amplas, você poderá estar introduzindo a possibilidade de viés de dados, que pode ser exacerbado pela IA.· Como você usa os dados? As organizações de dados mais maduras usam dados em toda a organização para melhorar as operações internas, a subscrição, a experiência do cliente e inovação de produtos. Se você considerar o uso de seus dados apenas em situações pontuais, é provável que não consiga extrair todo o valor que a IA irá desbloquear. Em vez disso, as empresas que conseguem aproveitar os seus dados como um verdadeiro ativo estratégico têm práticas robustas de governança de dados para todos os usos de dados. Como preparar sua organização para IA Se você determinou que sua organização ainda não está pronta para IA, algumas próximas etapas que você pode seguir incluem:· Avalie seus dados: esta é uma ótima oportunidade para ver como sua organização armazena, estrutura, coleta e usa seus dados e determinar o que pode ser feito para melhorá-lo.

Isso pode consistir em descobrir onde seus dados estão armazenados e movê-los para um local mais central ou simplesmente garantir que todos os seus dados estejam completos e formatados corretamente.· Desenvolva uma estratégia de dados e IA: Antes de mergulhar na IA, é uma boa ideia determinar como ela se encaixará na estratégia e visão geral de negócios da sua organização, bem como definir orientações sobre como ele será usado. Isso pode incluir proteções para garantir que a tecnologia não agrave ou crie distorções de dados.· Determinar os principais motivadores de negócios: A tecnologia sem aplicação é um martelo em busca de um prego. É vital que as seguradoras de vida compreendam as principais oportunidades e casos de uso da IA em suas organizações, seja para marketing, subscrição, sinistros, atendimento ao cliente ou serviços gerais de apólices. E embora essas áreas sejam bons pontos de partida, é necessária uma análise organizacional mais profunda para compreender os verdadeiros casos de uso específicos da empresa.

Como sempre, manter os clientes como foco principal é o melhor funil para uma tomada de decisão eficaz.· Trabalhe com especialistas: se você não tiver conhecimento interno, considere contratar uma organização terceirizada especializada em dados e migração de dados. Eles podem ajudar a garantir que, enquanto sua organização passa por uma transformação digital, seus dados não sejam deixados para trás. Capacitando o futuro A IA é a maior “capacitação empresarial” da próxima década e a primeira tecnologia da história em que as empresas podem controlar a taxa de adoção – não tem limites. As empresas que demoram a reagir ou não têm uma estratégia perderão a batalha para a concorrência. Embora a IA possa ajudar as companhias de seguros de vida a melhorar os seus processos internos, subscrições e produtos, a tecnologia só será tão boa quanto a qualidade dos dados e as práticas de dados que a impulsionam.

Se sua organização deseja aproveitar a IA, você precisa primeiro construir uma base sólida de dados, que permitirá transformar seus dados em fontes ricas de insights do cliente que melhoram a experiência do cliente e as operações gerais.

 

Fonte: Insurtalks