A Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp), responsável pelos planos de aposentadoria de cerca de 110 mil servidores, estima triplicar o número de segurados nos próximos dez anos.

Cícero Rafael Dias, novo diretor-presidente da instituição, explica que a expectativa de aposentadoria por parte de 40% do funcionalismo atrelada à retomada de concursos públicos fará com que haja um ‘boom’ nos ingressantes. Com o aumento da adesão, o valor para participar da previdência complementar deve diminuir.

– O principal passo a ser dado pela fundação será a virada para o digital. Com a tecnologia, conseguiremos escalar nossa rede. Quanto mais gente, mais barato fica a adesão para as pessoas. Ou seja: haverá barateamento do custo aos servidores. Para isso, precisamos de plataformas digitais integradas. Esse é nosso plano.

Com as recentes quedas para 11,75% ao ano na taxa Selic – juros básicos da economia brasileira -, os empréstimos consignados concedidos pela fundação aos seus segurados também deve ser reduzido no futuro próximo, segundo Dias.

– Hoje estamos com a taxa do consignado a partir de 1,15% ao mês. A tendência é de que ela vai cair. Quando a selic cai, nós acompanhamos a queda.

O gestor também destacou que a Funpresp – criada em 2012 e sem fins lucrativos – deve atingir R$ 10 bilhões de patrimônio em 2024. O número representa m aumento de 11% em relação a 2023.

Regina Célia Dias, nova diretora de Seguridade da fundação, aconselha o funcionalismo a organizar uma previdência complementar o quanto antes, para que, na aposentadoria, o servidor tenha proventos parecidos com os salários que ganhava enquanto estava na ativa.

– A previdência complementar é amiga do tempo, capital e rentabilidade. Quanto mais cedo melhor. No entanto, antes tarde do que nunca. O tempo é o principal fator que faz o capital crescer no futuro.

Segundo a diretora de Seguridade, o diferencial da Funpresp em relação às previdências privadas é o de que a fundação é apenas voltada à aposentadoria do funcionalismo. Ela também destaca os incentivos governamentais para a previdência complementar do servidor público federal, estabelecida por lei.

– A Funpresp olha para o participante como alguém que precisa de previdencia. Nossos mecanismos protegem os servidores. Além disso, o governo faz aporte de mesmo valor ao que é colocado pelo servidor. O dinheiro dele rende em dobro.

Fonte: Extra Online | Economia e Finanças