Peça de pouco mais de 3 minutos explica coberturas e serviços deste seguro utilizado por quase 30% da frota nacional de automóveis

Automóvel está presente na vida de milhões de brasileiros. Não por acaso, o seguro auto representa atualmente cerca de 45% de toda a arrecadação de prêmios do segmento de Danos e Responsabilidades, que inclui mais de 90 ramos. Para explicar as coberturas e serviços de assistência embutidos na sua apólice, mas também as últimas novidades regulatórias, a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) lança esta semana o vídeo oficial sobre Seguro Auto, que ficará disponível em suas páginas no YouTube e Linkedin e no portal CNseg.

Em 2022, o seguro auto arrecadou R$ 51 bilhões em prêmios, uma evolução de 32,8% sobre o ano anterior, e só na primeira metade de 2023 já havia devolvido à sociedade, na forma de indenizações, mais de R$ 15 bilhões. Mas como a locutora do vídeo diz, apesar do brasileiro reconhecer o custo-benefício de proteger o veículo que usa no seu dia a dia, “seja a lazer ou a trabalho”, ainda há uma “longa estrada pela frente”. Essa estrada é representada pelos 70% de automóveis da frota nacional que ainda não contam com proteções contra colisão parcial e total, roubos e furtos, e danos em geral, incluindo aqueles decorrentes de chuvas, como alagamentos e inundações, além da cobertura para acidentes envolvendo terceiros e os serviços de assistência 24 horas.

“Para encurtar essa distância, as seguradoras têm buscado a inovação visando otimizar cada vez mais a jornada do cliente. Nesse sentido, as ferramentas tecnológicas têm propiciado uma melhor análise do risco, com impactos positivos no preço final”, informa o vídeo, que ilustra também a novidade trazida pela Circular Susep 639, que passou a vigorar em setembro de 2021, permitindo a contratação do seguro de Responsabilidade Civil Facultativa em nome do condutor, sem a vinculação com um veículo específico. Essa normativa facilitou, sobretudo, a vida dos motoristas que trabalham para aplicativos de viagens e utilizam carros alugados.

A nova regulação também tornou possível a formatação de combos de coberturas, abrangendo diferentes situações de riscos do veículo. Um exemplo é a cobertura parcial de casco e a possibilidade de optar entre o atendimento exclusivo em rede referenciada ou a livre escolha de oficina pelo segurado.

“Todas as medidas, tomadas pelas seguradoras e pelas entidades que fiscalizam o setor, contribuem para um processo de melhoria e evolução. Com isso, desenvolvemos novos produtos e serviços, atendendo às necessidades dos clientes. O resultado é o aumento da competitividade no setor, além do ganho de eficiência e a criação de novos produtos, o que viabiliza a contratação de muito mais seguros”, finaliza Marcelo Sebastião, presidente da comissão de seguro automóvel da FenSeg.

Fonte:  FenSeg