De acordo com a agência de classificação de risco Fitch, os prêmios no setor de seguros no Brasil devem crescer 7% em 2024. A empresa afirma que a perspectiva para o setor é neutra, refletindo a expectativa de desempenho mais estável e de recuperação gradual das taxas de sinistralidade no ramo de seguros de saúde. As informações são do site Valor Econômico.

De acordo o documento, a perspectiva do setor brasileiro de seguros incorpora a manutenção do crescimento dos prêmios, o que reflete, em parte, a resiliência do setor, os dados econômicos do País mantendo-se mais fortes que o esperado e uma inflação mais controlada, o que também reduz a pressão sobre os custos dos sinistros.

A matéria do Valor Econômico também cita que a previsão da Fitch é menos otimista que a estimativa da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), que prevê crescimento de 10,9% do setor no próximo ano. A agência de rating estima ainda que o índice combinado — uma medida de eficiência, que representa a relação entre os custos gerais e as receitas totais — deve ficar em 95,6% no próximo ano,

A Fitch também acredita que a maioria dos segmentos manterá a trajetória de crescimento dos prêmios e com índices de sinistralidade mais controlados, porém os indicadores do ramo de seguros de saúde ainda não retornaram aos níveis pré-pandemia, e este retorno pode demorar mais que o esperado. “A agência vê desafios para o setor, mas acredita que a pressão sobre as taxas de sinistralidade exigirá maior ajuste direto nos preços dos planos de saúde.”

O relatório aponta que, até o primeiro semestre de 2023, o setor brasileiro de seguros cresceu 10% sobre o mesmo período de 2022, com destaque para produtos não vida, que cresceram cerca de 15%. A Fitch acredita que a trajetória continuará em 2023, desacelerando ligeiramente em 2024, em linha com o menor crescimento do PIB.

Fonte:  CQCS