A Superintendência de Seguros Privados (Susep), representada pelo Superintendente, Alessandro Octaviani, participou ontem, 07 de dezembro, do Encontro Anual Drex 2023, que promoveu um debate aberto sobre o futuro digital do sistema financeiro e apresentou o andamento da Iniciativa Drex. O evento ocorreu em Brasília (DF), na sede do Banco Central do Brasil, organizador do evento.

A primeira ação destacada pelo superintendente foi o Open Insurance. “É uma enorme tentativa de trazer o consumidor para uma ambiência contratual, na qual ele tem muita transparência de informação”, explicou Octavianni juntamente com representantes de outros reguladores do sistema financeiro no painel “O papel do regulador na economia digital”.

Octaviani também mencionou os avanços proporcionados pelo Sistema de Registro de operações (SRO). “Com o sistema, o fiscalizador tem todas as informações do que as fiscalizadas fazem em tempo real. Não voltaremos a fiscalizar em papel, ou meramente as auditorias de final de ano. Estamos digitalizando a nossa economia”, acrescentou.

Em sua fala, o superintendente Alessandro Octaviani comentou sobre as iniciativas da Susep relacionadas à economia digital e seus vários processos e de que formas essas ações se conectam com o Drex.

O Encontro Anual Drex 2023 tratou, ainda, de temas como finanças “tokenizadas”, economia verde, e contou com a participação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que, na abertura do evento, falou sobre o Futuro Digital do Sistema Financeiro Nacional.  

Compuseram o painel, além do Superintendente, Fabio Araujo, Consultor do Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos do Banco Central do Brasil; Jorge Alexandre Casara, Gerente de Inteligência em Supervisão de Riscos Estratégicos da Comissão de Valores Mobiliários (CVM); Fabiana Rodopoulos, Auditora de Finanças e Controles da Secretaria do Tesouro Nacional (STN); e Fernando Duarte Folle, Coordenador de Normas de Investimentos da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC). A mediação foi feita por Danielle Teixeira, Líder de Projetos de Inovação da Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac).

Fonte: Susep