O domínio das Big Techs no mercado de tecnologia e inovação tem proporcionado uma série de oportunidades para diversos setores da economia, incluindo o segmento de seguros. A colaboração entre corretores de seguros, seguradoras e as gigantes tecnológicas podem oferecer vantagens significativas que vão além da simples transformação digital, seja pela incrível capacidade de inserção em mercados que essas empresas têm, seja pelas possibilidades tecnológicas, seja pelo crescimento de seus domínios em diversos setores da economia e sociedade.

Aumentaram os aportes em tecnologia

Conforme apontado pela Gartner Research, mais de 50% dos executivos líderes no setor de seguros ampliaram seus aportes em tecnologia no ano de 2023. Uma recente pesquisa conduzida pela Novidea, abrangendo corretores e seguradoras, indica que 41% dos participantes têm planos de efetuar alterações em suas plataformas de gestão e sistemas de administração de apólices nos próximos 12 meses. 

Big Techs mais impactantes no Brasil

Na mais recente edição da pesquisa “The Most Influential Brands” da Ipsos, lançada em abril deste ano, foi revelado que o Google mantém sua posição como a marca mais impactante no Brasil pelo décimo ano consecutivo. Além disso, a pesquisa ressalta a presença de mais três marcas brasileiras que integram o seleto Top 10:

  • Google
  • WhatsApp
  • YouTube
  • Instagram
  • Amazon
  • Samsung
  • O Boticário
  • Netflix
  • Nubank e MasterCard
  • Natura

Vantagens da parceria entre corretores, seguradoras e Big Techs

Primeiramente, a parceria com as Big Techs permite às seguradoras e corretores de seguros aproveitar a expertise tecnológica dessas empresas para aprimorar processos internos. Com soluções inovadoras em análise de dados, inteligência artificial e automação, as companhias podem otimizar a avaliação de riscos, personalizar ofertas e agilizar procedimentos administrativos, resultando em uma operação mais eficiente e ágil.

Big Techs podem antecipar tendências e inovar rapidamente

Além disso, a integração de tecnologias avançadas possibilita a criação de produtos de seguro mais adaptáveis às demandas do mercado e às necessidades específicas dos clientes. As Big Techs são conhecidas por sua capacidade de antecipar tendências e inovar rapidamente, permitindo que as seguradoras ofereçam coberturas mais alinhadas com as mudanças no estilo de vida e nos padrões de comportamento da sociedade.

Corretores também podem usufruir dos benefícios 

A transformação digital impulsionada por essas parcerias também resulta em uma experiência do cliente aprimorada, o que leva os corretores a usufruirem de vantagens importantes com essa sinergia. A facilidade de acesso a serviços online, a personalização de apólices com base em dados precisos e a agilidade na resolução de sinistros são benefícios que contribuem para a fidelização dos segurados e, consequentemente, para elevar o potencial dos negócios para os corretores.

Seguradoras podem alcançar novos mercados por meio da penetração global dessas empresas

Além de tudo isso, as Big Techs possuem uma base de usuários vasta e diversificada, o que oferece às seguradoras uma oportunidade única de alcançar novos mercados e públicos. Através de parcerias estratégicas, as empresas de seguros podem expandir sua presença digital e aumentar a visibilidade da marca, aproveitando a penetração global dessas gigantes tecnológicas.

Sinergia para explorar novas oportunidades e mercados

Ao unir forças com as Big Techs, corretores de seguros e seguradoras garantem a viabilidade e expansão duradoura de suas operações. Essa colaboração estratégica fortalece a resiliência das empresas diante das mudanças no cenário tecnológico. Portanto, assegurar a viabilidade dessas parcerias pode significar o alcance de maior relevância no mercado por meio dos maiores especialistas em inovações tecnológicas. Essa sinergia pode colaborar também para uma expansão duradoura explorando novas oportunidades e mercados, impulsionada pela sinergia entre a experiência do setor de seguros e a expertise tecnológica das Big Techs.

Fonte: Insurtalks