De cada dez empresas do Brasil apenas três contam com alguma modalidade de seguro, segundo a Confederação Nacional das Empresas de Seguros (CNSeg). Esse cenário deve mudar, já que a tendência de buscar soluções entre as seguradoras leva os empreendedores a identificar caminhos para amparar suas principais necessidades.

A Porto Seguro desenvolveu, ao longo de sua trajetória, um portfólio robusto de soluções PJ para proteger os patrimônios caso ocorram danos que possam trazer perdas. Afinal, como a empresa defende, imprevistos fazem parte do negócio. E o seguro faz parte dela. “Cada companhia é um universo e para isso a Porto apresenta diversas coberturas de acordo com cada tipo de negócio”, explica Marcelo Santana, da superintendência de negócios RE e transportes PJ da empresa.

Para o segmento de comércio, por exemplo, proteger o estoque é crucial. “Garantir a reposição das mercadorias em caso de imprevistos, como incêndio e roubo, pode fazer a diferença para a empresa continuar existindo”, aponta Santana. “Já um profissional liberal pode se proteger com um Seguro de Responsabilidade Civil Profissional, que ampara danos causados a terceiros decorrentes de possíveis falhas profissionais por erro ou omissões. Pode, ainda, contratar um Seguro para Máquinas e Equipamentos, fundamental para garantir a produtividade e o exercício da atividade.”

O portfólio conta também com o Seguro Empresarial, que envolve a proteção personalizada com diversas coberturas, incluindo problemas estruturais, que podem ser provocados por incêndios, alagamentos ou impactos de veículos, por exemplo. Entre as soluções da Porto, inclui-se a proteção contra terceiros em casos de danos ambientais.

Já quem trabalha com eventos, sejam eles corporativos, esportivos, culturais ou de outra categoria, pode contar com coberturas personalizadas que amparam desde a montagem até a desmontagem, garantindo a tranquilidade dos organizadores aos convidados. A contratação pode ser feita por pessoa física ou jurídica, por meio de um organizador, expositor ou até mesmo empresa especializada.

Além disso, as companhias podem adquirir um seguro para o transporte de mercadorias. O Seguro Transportes conta com o Seguro para o Embarcador (proprietário da mercadoria) e o Seguro para o Transportador (mercadorias de terceiros), com diversas soluções e facilidades, inclusive com sustentabilidade e proteção ao meio ambiente.

E mais: o Seguro de Vida em Grupo oferece mais segurança e proteção para os colaboradores. Com planos a partir de três vidas, é possível proporcionar esse benefício, que dispõe de ampla variedade de coberturas e possibilidade de dedução de imposto.

Já para o público de pequenas e médias empresas (PME), a Porto também tem a Porto Saúde, que ofeece planos empresariais a partir de três vidas, e a Porto Bank, com o cartão de crédito empresarial.

Conte com seu corretor

Nesse contexto, o trabalho especializado dos corretores de seguros é crucial. “A relação custo-benefício dos seguros empresariais é muito vantajosa”, aponta Newton Scatigno, sócio-administrador da corretora Scatigno, parceira da Porto Seguro há 57 anos.

“Mesmo para os pequenos negócios, o investimento não é alto proporcionalmente”, afirma. O importante, ele recomenda, é contar com o apoio de um corretor. “É muito comum o empreendedor se sentir confuso porque não entendeu o produto que adquiriu. Um corretor de confiança pode explicar com transparência as condições de cada contrato.”

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios Online