O aumento da temperatura do planeta têm causado muitos problemas nas cidades por causa dos desastres climáticos. O Brasil, por meio da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), optou por uma parceria para buscar formas de melhorar as condições dos municípios. O acordo, assinado em Dubai, onde acontece a COP28, foi feito com a rede global Governos Locais pela Sustentabilidade, que reúne mais de 2,5 mil gestores regionais. O termo de cooperação tem o objetivo de desenvolver um mecanismo de seguro para infraestruturas urbanas em relação à incidência climática.

A cooperação envolve o projeto “Mecanismo de Seguro para Infraestruturas Urbanas” (UIIF, na sigla em inglês). O documento, assinado pelo presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, e pelo secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, vai permitir a troca de experiências das partes para criar um programa de seguros para municípios em caso de desastres climáticos.

Inicialmente, o projeto é subsidiado pelo Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW) e será implementado nas cidades brasileiras de Belo Horizonte, Recife e Salvador, que já têm experiência em parcerias com instituições internacionais.

“O objetivo é formar um grupo de cidades para identificar os riscos, a infraestrutura e desenvolver um desenho do produto, com as coberturas, formas de contratação e as características da apólice, e, junto com isso, atrair as empresas a participarem”, informou o presidente da CNseg por meio de nota.

Em nota, Oliveira afirma que a ideia é chegar a um produto contratável pelos municípios para que estejam preparados para lidar com incidentes ligados ao clima.

Serão apresentados produtos de seguro sob medida, que devem integrar apoio à população vulnerável com necessidade de assistência de emergência, reconstrução rápida facilitada de serviços de infraestrutura crítica e assistência financeira e técnica prestada a famílias atingidas, de acordo com a CNseg.

Também por meio de nota, Rodrigo Perpétuo, do ICLEI, diz que o objetivo é chegar a uma tipologia comum que permita escala viável a facilidades desse tipo para cidades do Brasil e do mundo.

Fonte: Exame.com