As operadoras brasileiras de planos de saúde perderam, em 2022, entre R$ 30 bilhões e R$ 34 bilhões com fraudes, abusos e desperdícios, afirma um estudo inédito do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).

Somadas, as perdas representam 12,7% das receitas obtidas pelas empresas ao longo de todo o ano passado.

A maior parte das práticas de fraude ocorrem em nível administrativo, afirma o estudo, incluindo adulteração dos procedimentos médicos, pedidos de reembolsos sem que tenha havido desembolso e fornecimento de dados de acesso a terceiros.

Os dados sobre o tema, que foram levantados pela empresa de consultoria Ernst & Young (EY), serão divulgados nesta quarta-feira (22).

De acordo com o IESS, fraudes e desperdícios têm sido uma preocupação recorrente no sistema de saúde suplementar e exigem atenção e investimentos contínuos para sua inibição.

Fonte:  Folha de São Paulo